Com Sara Lee, Unilever amplia mix de baixo preço

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As marcas de gel de cabelo Brylcreem e de espuma para banho Radox vão se juntar à linha de produtos da Unilever, depois de a multinacional anglo-holandesa ter acertado a compra das operações de higiene pessoal da Sara Lee por € 1,27 bilhão, para fortalecer sua posição na Europa. A operação foi anunciada sexta-feira.

 

A aquisição, primeira realizada com envolvimento direto do novo executivo-chefe, Paul Polman, também dará à Unilever o desodorante, gel de banho e sabonete líquido para as mãos Sanex, além das marcas de produtos de higiene pessoal Zwitsal, da Holanda, e Duschdas, da Alemanha.

 

As marcas de cuidado para a pele da Sara Lee vão complementar as da Unilever, dona dos sabonetes Lifebuoy e da linha Dove. [As marcas adquiridas não são vendidas no Brasil]. Com elas, a Unilever quer ampliar sua oferta de produtos mais baratos para atrair consumidores que se guiam pelos preços. A maioria dos itens da Sara Lee tem preços baixos ou médios.

 

Segundo analistas do Credit Suisse, a aquisição mostrou que a Unilever se esforça em aumentar o ritmo de crescimento e se tornar menos dependente de cortes de custos. Fontes próximas à Unilever afirmaram que a companhia se sente mais confortável em fazer grandes aquisições agora, quando completa um longo período de reestruturação interna.

 

A transação aumenta a exposição da Unilever nos países em desenvolvimento. O Reino Unido é o maior mercado das operações adquiridas da Sara Lee, seguido pela Holanda. Os emergentes, como Filipinas e África do Sul, representam cerca de 15% das vendas.

 

O analista Warren Ackerman, da Evolution Securities, disse que o acordo aumentaria a participação de mercado da Unilever no segmento de limpeza de pele na Europa de 13% para 23%, ampliando sua posição de liderança em relação à Colgate, Henkel e Beiersdorf.

 

A Sara Lee decidiu vender suas operações de higiene pessoal e bens de consumo, que contribuem com cerca de 17% de sua receita total, há cerca de seis meses, como parte de um plano para transformar a empresa americana em um grupo menor e com maior foco.

 

A Unilever comprou apenas metade das operações da Sara Lee à venda. Essa fatia fatura ao ano € 750 milhões e tem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (lajida) de € 128 milhões. Entre as marcas que continuarão com a Sara Lee estão a graxa para sapatos Kiwi, os perfumadores de ar Ambi Pur e os inseticidas Ridsect. A Unilever foi assessorada na transação pelo banco de investimento JPMorgan e, a Sara Lee, pelo Goldman Sachs
 


Veículo: Valor Econômico


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