De alguns anos para cá, fabricantes de alimentos e redes de supermercados têm se esmerado em criar opções para consumidores que moram sozinhos. Além de caixas com meia dúzia de ovos e bandejas contendo dois ou três bifes, há pacotes de torradas ensacadas de duas em duas, feijão temperado e cozido em embalagem longa-vida e pedaços de pizza congelada vendidos por unidade. Hoje, cerca de 5% dos 20 000 produtos comercializados nas lojas da rede Pão de Açúcar vem em porções individuais.
Em pontos como o da Avenida Angélica e o do shopping Iguatemi, dois terços dos clientes são solteiros entre 20 e 40 anos, justifica João Edson Gravata, diretor de operações da rede. Entre eles está Fúlvia Grola, de 22 anos, estudante de direito na Fundação Getúlio Vargas, que costuma ir ao supermercado tarde da noite. “Procuro comprar frutas, refeições prontas e alguns aperitivos para receber amigos em casa”, diz. “Tudo em porções pequenas, para não estragar.”
De acordo com uma pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Toledo Associados, os solteiros vêem na compra fracionada uma forma de evitar desperdícios e não se importam em pagar mais por produtos nesse formato. Prova disso é que na Casa Santa Luzia, nos Jardins, dois sucessos de vendas são os vinhos em meia-garrafa (375 mililitros) e as refeições individuais feitas diariamente na rotisseria. “Desenvolvemos dez diferentes opções de pratos, que incluem uma carne ou peixe e mais dois acompanhamentos”, afirma a sócia Ana Maria Lopes. “Por mês, chegamos a vender 3.500 desses kits, que custam de 13 a 30 reais.
Veículo: Revista Veja SP