Produtos sob medida

Leia em 1min 20s

De alguns anos para cá, fabricantes de alimentos e redes de supermercados têm se esmerado em criar opções para consumidores que moram sozinhos. Além de caixas com meia dúzia de ovos e bandejas contendo dois ou três bifes, há pacotes de torradas ensacadas de duas em duas, feijão temperado e cozido em embalagem longa-vida e pedaços de pizza congelada vendidos por unidade. Hoje, cerca de 5% dos 20 000 produtos comercializados nas lojas da rede Pão de Açúcar vem em porções individuais.

 

Em pontos como o da Avenida Angélica e o do shopping Iguatemi, dois terços dos clientes são solteiros entre 20 e 40 anos, justifica João Edson Gravata, diretor de operações da rede. Entre eles está Fúlvia Grola, de 22 anos, estudante de direito na Fundação Getúlio Vargas, que costuma ir ao supermercado tarde da noite. “Procuro comprar frutas, refeições prontas e alguns aperitivos para receber amigos em casa”, diz. “Tudo em porções pequenas, para não estragar.”

 

De acordo com uma pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Toledo Associados, os solteiros vêem na compra fracionada uma forma de evitar desperdícios e não se importam em pagar mais por produtos nesse formato. Prova disso é que na Casa Santa Luzia, nos Jardins, dois sucessos de vendas são os vinhos em meia-garrafa (375 mililitros) e as refeições individuais feitas diariamente na rotisseria. “Desenvolvemos dez diferentes opções de pratos, que incluem uma carne ou peixe e mais dois acompanhamentos”, afirma a sócia Ana Maria Lopes. “Por mês, chegamos a vender 3.500 desses kits, que custam de 13 a 30 reais.

 


Veículo: Revista Veja SP


Veja também

Itambé quer crescer no segmento de queijos

Apesar da intensa movimentação no setor de alimentos, com a associação entre Perdigão...

Veja mais
Le Monde: acionistas querem Carrefour fora do Brasil

Na contramão do mundo, os dois principais acionários individuais do grupo supermercadista francês Ca...

Veja mais
Positivo mira mercado de luxo

Líder de vendas no Brasil, a Positivo Informática, rainha da classe C, agora mira novos horizontes. Para a...

Veja mais
Com Sara Lee, Unilever amplia mix de baixo preço

As marcas de gel de cabelo Brylcreem e de espuma para banho Radox vão se juntar à linha de produtos da Uni...

Veja mais
Com Lipton, Unilever domina mercado da China

A demanda mundial por chá cresce a um ritmo maior do que a oferta neste ano. Mas o consumidor, em especial na Eur...

Veja mais
Pisani volta a ser controlada pela família fundadora

Concluído o processo de reestruturação societária que nacionalizou o controle da Plás...

Veja mais
Safra menor não sustenta preço do trigo

O Ministério da Agricultura informou, na sexta-feira, que os carregamentos de trigo americano retidos no porto de...

Veja mais
Bons, mas sem exagero

Sabonete íntimo feminino   Restrição: pode ser usado diariamente, inclusive por meninas a pa...

Veja mais
O teste do gel

Ele já era quase um item obrigatório na bolsa das mães de crianças pequenas – que vive...

Veja mais