Enquanto no Brasil o Carrefour viu as vendas totais aumentarem 14,2% no terceiro trimestre deste ano, à taxa de câmbio constante, com as vendas no conceito mesmas lojas subindo 3,9%, de modo geral o gigante varejista francês registrou queda de 2,9% nas vendas no período, e disse ontem que por isso sairá da Rússia, apenas um mês depois de ter aberto seu segundo hipermercado no país.
Segundo o grupo, no mercado brasileiro todos os formatos tiveram bom desempenho, com resultado positivo nas lojas abertas há mais de um ano - foram abertos no Brasil sete novos supermercados (anteriormente sob a bandeira Gimenes) e cinco da bandeira Atacadão.
Já a mudança de estratégia na Rússia segue uma série de relatos na mídia que informavam que a companhia estava sofrendo pressão de importantes acionistas para rapidamente vender os ativos em mercados emergentes. O Carrefour divulgou nota negando as notícias, semana passada. As vendas do grupo no 3º trimestre foram 24,02 bilhões de euros, abaixo dos 24,72 bi em igual período de 2008. Analistas da Dow Jones esperavam vendas de 24,29 bilhões de euros. O Carrefour projetava lucro operacional de 2,7 bilhões a 2,8 bilhões de euros este ano, mas deve rever o montante.
Veículo: DCI