Varejo terá recorde de vagas para Natal

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Na preparação do varejo para as vendas de Natal, lojistas de shopping centers aceleram a contratação de temporários para vagas de: atendimento ao cliente, vendedor, estoquista e caixas. Neste fim de ano, serão 180 mil postos de trabalho abertos em shoppings do País, aponta levantamento feito pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). Na comparação ao ano passado haverá um aumento de 25% nos postos de trabalho abertos em lojas e áreas administrativas dos estabelecimentos (segurança e limpeza). O crescimento das ofertas de oportunidades para temporários no final do ano é reflexo do otimismo vivido pelo varejo, da inauguração de 11 novos shoppings e do sucesso nas vendas de presentes no Dia da Criança, que este ano cresceu 10% em relação ao do ano passado.

 

Segundo Jonas Fortes, superintendente do Shopping Metrô Itaquera, a demanda crescente de clientes no estabelecimento, principalmente, nos próximos dois meses, com a chegada da decoração natalina e o surgimento de promoções para as festas de fim de ano farão necessária a contratação de 900 colaboradores para trabalhar apenas durante o período de novembro e dezembro. No total, os lojistas do shopping pretendem contratar 250 temporários a mais que em 2008.

 

As projeções do Shopping Metrô Itaquera indicam que 90 mil pessoas visitem o mall, por dia, nos finais de semana, a partir de novembro, com a chegada do Papai Noel e as promoções de Natal dos lojistas. Até 25 de dezembro, o shopping espera receber dois milhões de clientes. Para Fortes, o aumento nas contratações é reflexo da confiança dos lojistas no crescimento do consumo das classes emergentes. "Esperamos um fim de ano forte, por causa da consolidação do shopping e ascensão da classe C que está a cada dia mais forte", diz.

 

No Shopping Center Norte a tendência é também de aumento nas contratações, em torno de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado; o que corresponde a 1.200 oportunidades temporárias de emprego, para atender a 189 mil clientes por dia nos próximos dois meses, um crescimento de 5% comparado com o Natal anterior.

 

Na opinião de Gabriela Baumgart, gerente de Marketing do Center Norte, o aumento nas ofertas de trabalho temporário, este ano, reflete as expectativas dos comerciantes para a principal data para as vendas no comércio brasileiro. "Demonstra o otimismo dos lojistas com relação às vendas de final de ano, com o reaquecimento da economia, e aumento de 6% nas vendas no Dia das Crianças, que para eles é um termômetro para o Natal. Estamos trabalhando com uma expectativa de 12% de crescimento de vendas no Center Norte." Em relação ao público, a executiva estima aumento de 5% nos dois últimos meses do ano. Nos últimos finais de semana de dezembro, foram registradas mais de 180 mil pessoas por dia no empreendimento.

 

Também na capital paulista, os Shoppings Pátio Paulista e Tatuapé têm lojistas com aproximadamente mil vagas (em cada mall) e os interessados a se candidatar devem procurar diretamente aos lojistas. Irineu Santos, gerente de Marketing das lojas Central Surf especializadas em roupas e acessórios para surfe e skate conta que a rede pretende contratar 200 funcionários temporários, para o Natal deste ano, em todas as lojas. Esse número corresponde à expectativa de crescimento de 10% nas vendas no período. "Só na loja do Shopping Tatuapé vou precisar de 40 pessoas, para caixa, estoquista e vendedor", avisa.

 

Efetivos

 

Para Guilherme Dietze, economista da Fecomércio-SP, a contratação de efetivos no varejo deve fechar o ano com saldo de 58 mil a 60 mil postos de trabalho, 7% frente ao ano anterior. Para ele o crescimento na disponibilização de vagas no comércio é fruto do bom momento vivido pelo varejo, com a ampliação do crédito para as classes B, C, e D, que devem comprar principalmente produtos eletrônicos. "Essas pessoas têm uma propensão ao consumo altíssima, ao contrário da classe A que procura economizar pelo menos 13% do seu rendimento", afirma o economista.

 

Otimismo

 

Levantamento de setembro da Fecomércio-SP mostra os varejistas otimistas para o fim de ano. No primeiro Natal pós-crise, 77% pretendem aumentar ou manter as encomendas para o Natal. 39% afirmam que os estoques serão maiores que ano passado e 44% pretendem manter o de 2008.

 

A previsão de ampliação do crédito e de aumento do consumo nas festas de final de ano levou os lojistas de shopping a programar a contratação de um número recorde de temporários este ano. Serão contratados não só vendedores, mas também funcionários para fazer pacotes, tratar do estoque e caixas, além de pessoas para segurança e limpeza. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), a preparação do varejo para as vendas de Natal levará os lojistas a abrir, neste fim de ano, 180 mil postos de trabalho no País - 25% a mais que no ano passado. De acordo com o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, o segmento "não sentiu nenhum impacto da crise este ano". Fora a inauguração de 11 novos shoppings em 2009, o sucesso nas vendas no Dia da Criança - que cresceram 10% - serviu de termômetro para o Natal e animou os lojistas a reforçar seu quadro para atender à demanda recorde.

 

O economista da Fecomércio-SP Guilherme Dietze lembra que a contratação de efetivos no varejo este ano deverá fechar com um acréscimo de 58 mil a 60 mil postos de trabalho, 7% a mais que no ano passado. "As pessoas [das classes B, C, e D] têm uma altíssima propensão ao consumo, ao contrário da classe A, que procura economizar pelo menos 13% dos seus rendimentos", afirma.

 

Gabriela Baumgart, gerente de Marketing do Shopping Center Norte, na capital paulista, explica que o centro de compras tende a aumentar as contratações de pessoal em 20%, o que corresponde a 1.200 postos temporários, para atender 189 mil clientes por dia nos próximos dois meses. O aumento do consumo já começou a ser visto este mês. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou que as compras parceladas no varejo cresceram 3,1% na primeira quinzena de outubro, comparado com o mês anterior. E as compras com pagamento a vista registraram alta 23,2% no período.

 

O movimento projetado para o final de ano atiça o otimismo dos empresários para 2010. Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da Câmara Americana de Comércio (Amcham), mostra que nas 581 empresas associadas à Amcham Brasil, de setores como construção civil e veículos, prevalece o bom humor. No estudo, 88% dos empresários ouvidos esperam crescimento do volume de vendas em 2010 e 77% preveem lucros maiores.

 

Veículo: DCI


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