Leader busca fabricante para marca própria

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Varejo: Rede que tem 45 lojas e fatura R$ 778 milhões vai aplicar R$ 20 milhões para abrir seis lojas em 2010


   
A Leader gerou curiosidade no mercado ao colocar no final de semana anúncios em jornais convidando fornecedores a contatarem novo escritório que a varejista está abrindo na capital paulista. O presidente da Leader, Robson Gouvêa, diz que a iniciativa deve-se ao crescimento das vendas : "Estão quase chegando ao patamar de 2008", diz ele. E a estratégia é ampliar o leque de produtos nas lojas.

 

"Há muitos fornecedores em São Paulo. Avaliamos que deveríamos estar lá presentes para buscar novas oportunidades", diz Gouvêa. A proposta é criar marcas próprias na área de confecção, malharia, para homens, mulheres, jovens e crianças, além de objetos de decoração, calçados, acessórios. Cada fornecedor tem que produzir uma média mensal mínima de 50 mil peças e a Leader não pretende trabalhar com microempresas.

 

Gouvêa espera crescimento entre 10% e 12% nas vendas neste fim de ano. Para ele, estes percentuais significam uma retomada em relação ao fim do ano passado, quando havia insegurança do consumidor frente à crise financeira. Ele disse que vai investir R$ 20 milhões em 2010 e abrir seis lojas.

 

Já está certo que serão três em Salvador e as outras três no Rio de Janeiro e Pernambuco. "Ainda estamos fechando os locais, buscando oportunidades e é cedo para dizer onde exatamente vamos nos instalar", informa.

 

Com 45 lojas em oito Estados, a Leader vende vestuário, cama e mesa e utilidades para o lar. O grupo familiar foi fundado em 1951 e faturou R$ 778 milhoes em 2008. Segundo Gouvêa, os novos investimentos serão realizados com recursos próprios e verba que ele vai buscar no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

O grupo atua no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em março, o Rio ganhou mais uma loja instalada em uma casa antiga e ampla, no bairro do Catete, na zona sul da cidade. Em setembro, foi a vez da Leader chegar à capital baiana, no Salvador Shopping. Foram investidos R$ 5 milhões. Também este ano o grupo investiu R$ 1,5 milhão na repaginação da loja da rua Uruguaiana, no centro da capital fluminense.

 

Fundada por Newton Gouvêa, pai de Robson, a Leader recebeu, em fevereiro de 2008, uma oferta de compra de R$ 670 milhões da rede gaúcha Renner. O processo de namoro se alongou por oito meses até que deflagrada a crise financeira mundial, a Renner retirou a proposta. Depois, houve especulações no mercado em torno de novas ofertas de outras redes, mas Robson Gouvêa , o pai e os irmãos continuam com 58% da companhia. A participação restante é divida entre sete sócios, todos do clã dos Gouvêa. Ele além de principal executivo, Robson, um irmão e uma prima têm assentos no conselho de administração da varejista.
 


Veículo: Valor Econômico


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