O homem de 2 bilhões de dólares: Brasil é segundo maior mercado de cosméticos masculinos do mundo

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A vaidade masculina está superando o preconceito, mostra reportagem de Fabiana Ribeiro publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO. Hoje, cada vez mais homens compram cosméticos - de protetor labial a cremes para disfarçar as olheiras - sem (muito) medo da opinião alheia. Uma mudança de comportamento que já traz reflexos nos números da indústria. Dados do Instituto Euromonitor apontam que o Brasil já é o segundo maior mercado do planeta voltado para a beleza masculina, à frente do Japão e perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2008, o varejo movimentou US$ 2,3 bilhões - o equivalente a R$ 3,9 bilhões, considerando a cotação do dólar de sexta-feira - e apresentou um salto de 27,3% na comparação com o ano anterior.

 

O mercado brasileiro para os homens ainda é pequeno, representa 6% do feminino. Porém, cresce num ritmo superior ao nicho para elas. Hoje, de profissionais da saúde a médicos compram produtos de beleza - disse Viviane Soares, gerente da Clarins, que deve triplicar o sortimento de produtos para eles em 2010.

 

A maior adesão tornou o nicho masculino o queridinho de muitas marcas. A Clarins tem uma linha para eles com 15 itens, como cremes para proteger a pele. A carioca Dermage, por sua vez, acaba de lançar três produtos, como gel pós-barba (que ainda inibe o crescimento dos pelos), sabonete facial e hidratante com protetor solar (oil-free e FPS 15). Já a Natura coleciona 51 itens para eles, além de 13 refis no portfólio. E o Boticário tem 90 produtos feitos especialmente para o público masculino.

 

Em 2009, a empresa também inseriu oficialmente em seu calendário de datas comemorativas o Dia do Homem, comemorado no Brasil em 15 de julho. Outro dado curioso é que, embora a maior parte do portfólio da empresa seja destinada às consumidoras, o item mais vendido da empresa é masculino. É a fragrância Malbec, lançada em 2004 - comentou Fábio Gilioli, gerente de Categoria de Cremes e Loções do Boticário.

 

O designer Eduardo Duarte, sócio da Zinger Produções, se rendeu aos apelos da vaidade. Ele usa gel suavizante de olheiras e hidratante para homens. À noite, antes de dormir, passa loção adstringente energizante porque tem pele oleosa. Para lavar o cabelo, xampu contra calvície, indicado por dermatologista. O rapaz já até tentou fazer depilação a laser para diminuir a barba, mas, após a primeira sessão, concluiu que a dor não compensaria os resultados e desistiu. E garante:

 

Usar cremes não afeta em nada minha masculinidade. Acho uma bobagem esse preconceito que ronda o consumo da beleza. Não ligo. Minha mulher ainda me dá dicas ótimas - disse Duarte, que gasta, a cada seis meses, cerca de R$ 250 com seus produtos. - Não me arrependo: sinto os efeitos do meu investimento.

 

Veículo: O Globo - RJ


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