A Abras desde o início deste ano faz parte do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão consultivo e de assessoramento da Presidência da República. Diretor de Relações Institucionais da Abras, Alexandre Seabra
A entidade nacional do setor é representada no Consea pelo diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra, também responsável pelo Escritório Abras de Brasília desde março de 2003.
O Consea constitui-se em um espaço importantíssimo de articulação entre governo e sociedade civil com o objetivo de propor diretrizes para as ações na área da segurança alimentar e nutricional.
Na primeira reunião plenária do Conselho deste ano, realizada nos dias 4 e 5 de abril, participaram três ministros de Estado: Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República; Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além de importantes líderes empresariais.
Na oportunidade, foi realizada uma rodada de apresentação dos integrantes do Conselho (titulares e suplentes), e a escolha do nome a ser indicado para exercer a presidência do conselho no biênio 2012/2013.
O nome escolhido por aclamação pela plenária foi Maria Emília Pacheco, acatando indicação feita pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).
Em cumprimento ao regimento interno e à lei 11.346/2006, o Consea indicará o nome à presidenta Dilma Rousseff, que pode acatar ou não a indicação.
De acordo com a lei 11.346, a presidência do Conselho deve ser sempre ocupado por representante da sociedade civil. Caso seu nome seja confirmado pela presidenta Dilma, Maria Emília será a primeira mulher a presidir o órgão.
O Consea é constituído em dois terços por integrantes da sociedade civil e um terço por representantes do governo federal.
Fonte: Portal Abras/ Assessoria de Comunicação do Consea