A rede de supermercados Walmart enfoca seus esforços agora na inauguração de uma loja de sua bandeira na cidade de Muritiba, no interior da Bahia. A inauguração segue outras duas realizadas nos últimos dias, também no interior do estado. Entre as lojas abertas está ainda a bandeira TodoDia, classificada pela rede como supermercado de vizinhança, e que demandou investimentos na ordem de R$ 12 milhões - divididos igualmente entre as operações. As cidades já contempladas com as unidades foram São Gonçalo dos Campos e Itaberaba. -
De acordo com a rede, cada um dos novos pontos de venda deverá gerar cerca de 40 novos empregos diretos. O Walmart terá, com essas inaugurações, um total de 83 lojas na Bahia, o que deve manter o Estado em primeiro lugar em número de unidades da bandeira no Nordeste, além de terceiro lugar no País, sendo que a Bahia ficará atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. As lojas da rede oferecem nas prateleiras cerca de 6 mil produtos entre alimentares, como mercearia e hortifrúti, e não-alimentares, que vão de higiene e limpeza até brinquedos.
Sustentabilidade
Os executivos declaram ainda que as novas unidades TodoDia foram construídas no mesmo conceito de sustentabilidade que as lojas do Walmart Brasil têm seguido, com a finalidade de minimizar os impactos ao meio ambiente. As lojas possuem sistema de iluminação que reduz consumo de energia através de lâmpadas T5 e, com isso, consomem de 10 a 20% menos energia, além de terem teto ampliado para uma melhor circulação do ar.
Tendência
De acordo com informações apuradas com executivos da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o modelo de lojas de vizinhança deve registrar o maior crescimento nos próximos anos. No último levantamento da Abras, as lojas de porte menor, entre 1 a 4 check-outs registraram crescimento acima da média nacional, de 2,5% contra 1,8% que cresceram os supermercados em geral.
O modelo perde apenas para os hipermercados, que ainda registram o maior crescimento do setor, de 2,7%, mas os resultados devem ser revertidos dentro de alguns anos. "O investimento em lojas de 200 a 400 m² é tendência entre as grandes redes, como é o caso da bandeira Dia do Carrefour. Essas lojas de bairro têm melhorado os serviços para atrair o consumidor, que tem preferido o modelo mais próximo de casa a ter que se deslocar até as lojas maiores em grandes avenidas, como faziam antes", conforme avaliou, na ocasião, Sussumu Honda, presidente da Abras.
Veículo: DCI