Supermercados vendem mais

Leia em 2min 30s

Embora tenham apresentado queda de 2,67% em maio ante abril, os supermercados instalados em Minas Gerais registraram alta nos negócios no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano. De acordo com dados divulgados ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), as vendas do setor cresceram 7,29% em relação ao mesmo período de 2011. Já na comparação de maio deste ano com igual mês de 2011 foi verificada alta de 8,41%. O estudo foi feito com empresas de todo o Estado e os números já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

Na avaliação do superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o incremento foi influenciado por uma série de fatores, entre os quais estão o aumento do salário mínino acima da inflação e o aquecimento do mercado interno, além do aumento da renda da população e do número cada vez menor de desempregados no país.

"O ano passado foi complicado, já que o governo teve que lidar com fatores políticos e econômicos, controlando a inflação e arrumando a casa por ser início de mandato. Já neste ano, as coisas estão mais ajeitadas. As pessoas agora estão consumindo mais e as vendas, naturalmente, tendem a crescer", explica.

Com isso, as expectativas para o acumulado de 2012 seguem otimistas. Segundo Rodrigues, está sendo aguardado crescimento de pelo menos 4% frente ao exercício anterior. Caso a projeção se confirme, o setor vai faturar aproximadamente R$ 14 bilhões neste exercício. No ano passado, o segmento faturou R$ 13,2 bilhões, um recuo de 0,2% em relação a 2010.

Apesar disso, devem ser investidos em 2012 R$ 250 milhões em expansão da rede. O volume é maior do que o de 2011, quando foram gastos R$ 220 milhões na abertura de 42 unidades e 57 reformas. "A previsão é que sejam criados 8 mil postos de trabalho", diz ele, referindo-se a abertura de 45 lojas, além de outras 50 que devem ser inauguradas até dezembro de 2012 em todo o Estado.

Na comparação dos níveis de comercialização do setor de maio com abril, contudo, o resultado foi negativo. No total, as vendas dos supermercados mineiros caíram 2,67% entre os períodos. Para o superintendente da Amis, a queda é considerada normal e justifica-se pela base de comparação, já que o último mês daquele exercício foi influenciado pelas compras da Páscoa.


Regiões - Na variação regional, segundo o "termômetro de vendas" da Amis, a queda mais acentuada ocorreu na Zona da Mata (-4,17%). Logo em seguida apareceu a região Centro-Oeste, com recuo de -3,92%. Já as retrações menos acentuadas foram observadas no Norte de Minas e região Central, que registraram quedas de -0,59% e -1,55%, respectivamente.

Segundo Rodrigues, o crescimento negativo nesta base de comparação, em todas as regiões do Estado, é devido ao aumento do número de pessoas endividadas. "Com o maior comprometimento da renda, há menos produtos no carrinho do supermercado", explica.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Coop registra alta em venda apoiada na redução do IPI

Desde dezembro do ano passado, quando teve início a redução do Imposto sobre Produtos Industrializa...

Veja mais
Carrefour e Pão de Açúcar voltarão a dar sacolinhas

O fornecimento será retomado amanhã; associação vai recorrer da decisão judicialA par...

Veja mais
Lojas Cem fica fora de Campinas e Jundiaí

Preços do mercado imobiliário na região são proibitivos, diz superintendente da empresa A...

Veja mais
Cordeiro prevê expansão em 2013

Empresa de Diamantina aposta no atendimento e na profissionalização.A união entre atendimento perso...

Veja mais
Coop moderniza drogarias e registra crescimento de 5% na distribuição de produtos

Faltam apenas duas unidades para a  Cooperativa de Consumo (Coop) concluir o projeto de modernizaç...

Veja mais
Abilio Diniz retoma negociação para deixar Pão de Açúcar

O encontro realizado ontem, em Paris, entre Abilio Diniz e Jean-Charles Naouri, sócios do Grupo Pão de A&c...

Veja mais
Atacadista Roldão terá evento para pizzarias

Para atrair empresários do segmento que envolve aproximadamente 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimento...

Veja mais
Estreia da gestão Naouri traz expectativa no varejo nacional

Jean-Charles Naouri, empresário francês à frente do grupo Casino, que desde a última sexta-fe...

Veja mais
Estrangeiros controlam as quatro maiores redes

Com o Casino assumindo o Pão de Açúcar, lista dos maiores supermercados do país fica dominad...

Veja mais