Até 31 de agosto, a rede Assaí, bandeira atacadista do Grupo Pão de Açúcar (GPA), terá promoções em diversas categorias para homenagear o Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho. No período, diariamente o Assaí terá ofertas nos mais de oito mil itens em 59 lojas do atacado de autosserviço. A expectativa é de as vendas serem 15% superiores às do ano passado.
O festival de ofertas tem como objetivo oferecer ao público-alvo da marca condições de maior rentabilidade, otimização do capital de giro e o melhor mix de produtos dentro do perfil de cada negócio. A realização segue o novo posicionamento do Assaí, que promoveu mudanças específicas com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio ainda mais voltado ao público formado por transformadores, pequenos e médios comerciantes e utilizadores (associações, condomínios, igrejas etc.)
Mudanças
As mudanças na rede aconteceram depois de diversas pesquisas com clientes e geraram modificações até mesmo no projeto e layout das lojas, passando por novos produtos, parcerias com indústrias e serviços adicionais aos consumidores com perfil empreendedor.
Entre as diferenças nos produtos, todas as lojas, por exemplo, a partir de agora não possuem mais padarias e açougues, mas ampliaram o sortimento de itens para fabricação de pães e massas. No total, o sortimento foi renovado em cerca de 30%.
A ideia é que o foco no atacado de autosserviço não impeça que os clientes domésticos também encontrem vantagens na compra em grandes volumes. A rede afirma sentir a elevação nas vendas durante os tradicionais eventos sazonais ou ainda festas de famílias que acontecem ao longo do ano. O objetivo da estratégia é ser reconhecido por trazer rentabilidade, economia de tempo, otimização do capital de giro e qualidade para o cliente comerciante, um dos principais públicos da rede.
"Buscamos ser o maior parceiro diário desse consumidor, desenvolvendo as melhores campanhas, como as do Festival do Comerciante que acontece agora", conta Belmiro Gomes, diretor de Atacado Autosserviço do GPA. Além das ofertas, o Assaí também possui parcerias com o Itaú e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
A parceria com o banco oferece microcrédito produtivo orientado aos clientes - empreendedores, que em sua maioria não possuem CNPJ. Já o Sebrae, desde janeiro deste ano, leva aos clientes empreendedores o Sebrae Móvel, destinado a orientar empresários sobre como abrir um novo negócio, formalizar ou melhorar a gestão de suas empresas.
Veículo: DCI