Varejo de alimentos pode crescer até 6% neste ano

Leia em 1min 40s

As grandes redes de varejo alimentar devem registrar um aumento real nas vendas na faixa de 3% a 6% neste ano no país. Dados divulgados ontem pelo Carrefour, assim como indicadores do setor apontam nessa direção.

Num setor pouco suscetível a grandes variações na demanda, o desempenho não é desprezível. Redes de médio e pequeno portes devem ter melhores resultados pois elas (muitas ainda informais) têm abastecido as classes C e D.

Segundo dados publicados ontem pelo grupo francês Carrefour, as vendas da rede no Brasil cresceram 7,4% de abril a junho. No primeiro semestre, a expansão foi de 7,7% (ao se excluir postos de gasolina, cai para 6,7%). Ao se considerar a variação do IPCA (índice oficial da inflação) de quase 5% para 2012 (nos últimos 12 meses, o IPCA teve alta acumulada de 4,92%), o aumento real fica em 2,7%.

O Atacadão, com 85 lojas é o responsável pelo crescimento do grupo francês no Brasil - o Carrefour Hipermercados soma 103 pontos, apenas 18 a mais que o Atacadão. A atacadista "continua em crescimento, apesar da forte expansão do segundo trimestre de 2011", informou o Carrefour ontem.

É possível trabalhar com um aumento de vendas em torno de 7% para o ano no Brasil pois o Carrefour já informou ontem se sentir "confortável" com a possibilidade de que as vendas se mantenham no patamar do segundo trimestre.

O Grupo Pão de Açúcar, que vinha crescendo de um a dois pontos acima do Carrefour, publica seus números na segunda-feira. A projeção da empresa para o GPA Alimentar é de vendas a partir de R$ 31,5 bilhões em 2012 - valor considerado o "piso" para rede, e que comparado a 2011 aponta expansão nominal de 10,9% (e real de 5,9%). Dados de IBGE e Abras, que incluem pequenos varejistas, mostram taxas nessa faixa ou um pouco superiores. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE), supermercados e hipermercados acumulam alta de 15,2% (real de 10%) até maio e a Abras, de 6,8% em termos reais.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Grupo gaúcho Grazziotin ganha novo acionista

Depois de uma movimentação atípica na quinta-feira, o mercado especula quem é o novo acionis...

Veja mais
Rede média acha brecha em disputa de líderes

Enquanto os negócios das gigantes do setor supermercadista na Europa parecem patinar, com anúncios recorre...

Veja mais
Abílio e Carrefour podem estar perto de união

Os rumores de que o empresário brasileiro Abílio Diniz pode negociar sua saída do Grupo Pão ...

Veja mais
Walmart aposta no on-line

Com crescimento de mais de 60% último ano e já com foco nas vendas do Natal, o comércio  eletr...

Veja mais
Vendas do Carrefour no Brasil crescem e marca volta a brilhar

Ao apresentar vendas melhores nas operações brasileiras, a rede supermercadista francesa Carrefour volta a...

Veja mais
Brasil responde por 14% das vendas globais do Carrefour

Entre janeiro e junho, subsidiária local faturou ¤ 6,15 bilhões, 7,7% a mais em relaçã...

Veja mais
Supermercadistas do Sul realizam visita técnica a supermercado europeu

Promovida pela RMS Software e a Fujitsu Europa, executivos do setor conheceram o Auchan em Lacroix Saint Ouen, na Fran&c...

Veja mais
Pão de Açúcar venderá arroz do MST

Já não se fazem mais dogmas como antigamente. As lojas Extra e Pão de Açúcar do Centr...

Veja mais
Abilio Diniz planeja investida no Carrefour

Empresário estaria negociando sua saída do Grupo Pão de Açúcar por US$ 7 bilhõ...

Veja mais