Depois de uma movimentação atípica na quinta-feira, o mercado especula quem é o novo acionista do grupo gaúcho Grazziotin. Foram cerca de R$ 24 bilhões de giro financeiro nas ações da varejista durante a operação, entre ordinárias e preferenciais, em um movimento arquitetado pela Fama Investimentos para “destravar” o valor da empresa. O sócio da gestora de recursos Fábio Alperowitch explica que a ideia era levar um novo parceiro para a companhia a fim de agregar valor de mercado à empresa de Passo Fundo. Sem revelar o nome do novo investidor, Alperowitch afirma apenas que é um grande player do varejo popular nacional, que terá participação de 4% nas ações do grupo.
A própria Fama também investe na Grazziotin e acredita que, com as novas posições, o mercado estará mais atento aos movimentos do grupo. Com valor estimado em R$ 308 milhões, a companhia atua com quatro bandeiras (Por Menos, Grazziotin, Tottal e Franco Giorgi), principalmente no Interior do Rio Grande do Sul. Alperowitch alega que o modelo de negócios da Grazziotin é um melhores que já conheceu e alega que a baixa liquidez dos papéis vinha resultando em uma precificação desproporcional à qualidade operacional da empresa. “Pouca gente conhece o grupo ou sabe que está listado em bolsa, fazendo com que, apesar de entregar resultados muito bons, as ações sejam precificadas com um valor de um terço do que poderiam ter”, destaca executivo.
O objetivo da Fama com a operação é justamente alterar esse cenário, dando maior visibilidade à Grazziotin. A gestora possui 25% do capital do grupo, sendo Alperowitch membro do conselho de administração da companhia. O novo investidor também é cliente da Fama e deve ser divulgado em breve. Até quinta-feira, a gestora de recursos mantinha 18,4% das ações ordinárias e 25,7% das preferenciais. A família Grazziotin continua sendo o controlador do grupo, com 62,5% das ações ordinárias. Com 60 anos de história, o grupo possui 280 lojas distribuídas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “O novo investidor também pode ajudar a empresa nessa nova fase de Brasil, com juros mais baixo, explicando à Grazziotin como se deu o sucesso que tiveram em sua expansão”, frisa o sócio da Fama.
Veículo: Jornal do Comércio - RS