O Grupo Pão de Açúcar (GPA), rede varejista controlada desde junho deste ano pelo grupo francês Casino, anunciou na última sexta-feira o desligamento de três executivos. Deixam a empresa Caio Mattar, vice-presidente de Negócios Especializados e presidente do Conselho de Administração de Nova Pontocom (operação de varejo eletrônico da rede), Hugo Bethlem, vice-presidente de Relações Corporativas, e Sylvia Leão, vice-presidente de Gestão de Gente.
As mudanças foram previamente aprovadas pela holding que administra o grupo, a Wilkes, com aval do presidente do Conselho Administrativo, Jean-Charles Naouri, e sob os olhos do empresário brasileiro Abílio Diniz - o único representante da família Diniz ainda presente no conselho da Wilkes. Em nota, o GPA agradeceu a dedicação dos executivos durante os anos em que estiveram na empresa. "O GPA agradece a estes executivos pela seriedade, pelo profissionalismo e pela contribuição aos bons resultados do Grupo."
A mudança do gestor na área de Negócios Especializados já era esperada, uma vez que o Pão de Açúcar, na divulgação dos resultados do segundo trimestre, já havia afirmado que daria maior atenção ao braço operacional GPA Malls & Properties, além de outras atividades que estavam em franca expansão na varejista.
Vale ressaltar que, segundo fontes ligadas ao grupo ouvidas pelo DCI anteriormente, Abílio Diniz está negociando sua saída definitiva há pelo menos um ano, sem sucesso ainda.
Mudanças
Alexandre Vasconcellos permanecerá como diretor-executivo do GPA Malls & Properties. Os negócios de drogarias e postos de combustível serão transferidos para a divisão de varejo, sob o comando de José Roberto Tambasco, vice-presidente de Negócios do Varejo do Grupo.
Ramatis Rodrigues, atual vice-presidente de Estratégia Comercial, Marketing, Suprimentos e Tecnologia da Informação (TI), será indicado à presidência do Conselho de Administração de Nova Pontocom. Vitor Fagá assume a diretoria executiva de Relações Corporativas, mantendo-se também à frente da área de Relações com Investidores.
Enéas Pestana, CEO do Grupo Pão de Açúcar, será o responsável pela área de Gestão de Gente até que um novo profissional, ainda a ser escolhido, assuma a vaga em definitivo.
Veículo: DCI