O grupo varejista chileno Cencosud, que controla a quarta maior rede de supermercados do Brasil, teve lucro líquido de 36,17 bilhões de pesos (US$ 75,3 milhões) no segundo trimestre, 41% menor que o ganho de 61,52 bilhões de pesos registrado no mesmo período de 2011.
No Brasil, o Cencosud controla a rede mineira Bretas, a sergipana GBarbosa, as baianas Perini e Mercantil Rodrigues e a carioca Prezunic. As informações são da Dow Jones. Segundo comunicado divulgado pela empresa, a queda no lucro foi atribuída à alta dos custos administrativos e de vendas, além de despesas financeiras e perdas cambiais maiores.
A receita do Cencosud no trimestre ficou em 2,198 trilhões de pesos, ante 1,807 trilhão em igual período do ano passado. Além de Chile e Brasil, o Cencosud tem operações na Argentina, Colômbia e Peru. Em junho, o grupo listou ADRs na Bolsa de Nova York.
Vendas
No varejo brasileiro, o Indicador de Movimento do Comércio, que acompanha as vendas a prazo, teve alta de 3,2% em agosto em comparação com igual mês de 2011, com o mesmo número de dias úteis.
Na mesma base de comparação, o Indicador de Consultas de Cheque, que acompanha as vendas à vista, registrou queda de 0,3%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A entidade baseou-se em uma amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Veículo: DCI