Comprada pela Cencosud no fim do ano passado, a rede carioca Prezunic ajudou a varejista chilena a aumentar em 36,4%, para 525 bilhões de pesos chilenos (cerca de US$ 1 bilhão), sua receita líquida no Brasil no segundo trimestre em relação a um ano antes. A companhia também é dona dos supermercados GBarbosa, de Sergipe; e Bretas, de Minas Gerais.
A consolidação dos números da Prezunic, segundo a Cencosud, adicionou 145 bilhões de pesos chilenos em vendas à operação do Brasil no segundo trimestre. Com isso, a fatia brasileira na receita líquida total da companhia foi de 23,9%. No mesmo período do ano passado, o país respondeu por 21,3% da receita líquida.
Além do Brasil, a varejista tem negócios no Chile, Peru, Colômbia e Argentina, onde possui shoppings centers, lojas de departamento, de produtos para casa e supermercados.
Isoladamente, a Prezunic apresentou avanço de 10% nas vendas "mesmas lojas" - ou seja, em unidades que estão abertas há mais de um ano. Esse número é inferior ao registrado pela rede carioca nos três primeiros meses do ano (11,5%). Ainda assim, o indicador se manteve no patamar de dois dígitos, fato que não aconteceu no resultado total da Cencosud no Brasil.
Quando são contabilizados os números das redes GBarbosa e Bretas, as vendas "mesmas lojas" no país subiram apenas 1,7% no segundo trimestre em relação a igual período do ano passado. O mesmo indicador ficou em 2,6% nos três primeiros meses do ano, e, um ano atrás, em 3,5%.
A margem bruta da operação local caiu de 22,5% para 21,6% na comparação entre trimestres equivalentes.
Em relatório sobre o seu desempenho de abril a junho, divulgado ontem, a Cencosud relacionou a desaceleração das vendas nas lojas maduras ao desaquecimento da economia do Brasil como um todo.
A empresa afirmou ainda que a performance local foi afetada pela implementação do software de gestão (da SAP) único para todos os seus supermercados no país. O processo tem três estágios. "O primeiro será concluído em setembro com a integração do segundo centro de distribuição GBarbosa. O segundo estágio é a inclusão da Bretas em março de 2013 e o terceiro é a incorporação da Prezunic, em junho de 2013", informou a companhia.
A Cencosud reportou queda de 41% no seu lucro líquido global do segundo trimestre, que ficou em 36 bilhões de pesos chilenos. No mesmo período, a receita líquida subiu 22%, para quase 2,2 trilhões de pesos chilenos.
O resultado na última linha do balanço, informou a Cencosud, foi impactado pela alta de despesas operacionais, pela piora no desempenho financeiro e perdas com a variação cambial.
Veículo: Valor Econômico