O Brasil novamente é o país responsável por alavancar as vendas do grupo varejista francês Carrefour. Na última semana, a rede francesa apontou que suas vendas mundiais atingiram 22,63 bilhões de euros - o que representa US$ 29,14 bilhões - no terceiro trimestre, alta de 2,1% ante o mesmo período do ano passado.
O número apresentado na última semana exclui as operações da Grécia e em Cingapura, que foram vendidas. Na França, que gera cerca de 40% do resultado do Carrefour, as vendas subiram 1,2% na mesma comparação.
A América Latina contribuiu para o resultado, com alta de 5,2% nas vendas e crescimento mais acelerado nas operações do Brasil. Na Europa, sem contar com a França, a receita da rede supermercadista caiu 2,2%, considerando taxas de câmbio atuais. Na Ásia, o grupo registrou alta de 12,3% nas vendas, sustentada por um efeito câmbio favorável, mas o crescimento local permanece fraco em meio à desaceleração do consumo na China.
Brasil
Outra rede supermercadista a anunciar seus resultados de vendas foi o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Considerada a maior do País, a empresa registrou crescimento de 8,7% em suas vendas no terceiro trimestre na comparação como igual período do ano anterior. Com esse incremento, o GPA registrou receita bruta de R$ 13,7 bilhões no período.
Nos nove primeiros meses deste ano, o faturamento foi de R$ 40,9 bilhões, 8,8% maior do que no mesmo período de 2011.
O resultado foi puxado, principalmente pela expansão orgânica do grupo no período analisado. De janeiro para cá, a rede inaugurou 24 novas unidades pelo País. Outro ponto que merece destaque devido ao bom desempenho de vendas, são as bandeiras Assaí (atacarejo), Minimercado Extra (de vizinhaça) e Via Varejo com o Ponto Frio, Casas Bahia e a Nova Pontocom.
Veículo: DCI