Resultado do Brasil compensa fraco desempenho na Itália e Espanha. França melhora
O Carrefour teve alta anual de 0,2% nas vendas do terceiro trimestre, com a demanda na América Latina — com salto de 9,7% no Brasil — compensando a fraqueza na Itália e Espanha, enquanto a França mostrou sinais de melhora.
O segundo maior grupo varejista do mundo anunciou vendas de ¤ 22,63 bilhões (US$ 29,2 bilhões), superando a estimativa média de ¤ 22,57 bilhões em uma pesquisa da Reuters com sete analistas.
O resultado mostra que está começando a haver impacto de medidas como cortes de preços duradouros para os consumidores franceses, medida adotada no ano passado e que o novo presidente-executivo, Georges Plassat, reforçou.
O Carrefour ainda tem grandes operações nos países que mais estão sofrendo com a crise, como Espanha e Itália, embora tenha saído da Grécia. Espanha e Itália responderam por mais de 16% das vendas do grupo no terceiro trimestre. As vendas caíram 5,4% na Espanha e 6,6% na Itália, excluindo combustíveis.
Quanto aos mercados emergentes, a China continuou a mostrar o desaquecimento da economia, mas o Brasil, agora o segundo maior mercado do Carrefour depois da França, teve salto de 9,7% nas vendas. O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, divulgou alta de 9,7% na receita líquida total do terceiro trimestre ante igual período do ano passado, somando R$ 12,155 bilhões.
Veículo: Brasil Econômico