Família Klein quer rever, mais uma vez, fusão entre Casas Bahia e Pão de Açúcar

Leia em 2min 40s

Segundo os Klein, auditoria mostrar indícios de ‘erros relevantes’, que poderiam alterar composição acionária da companhia


Pela segunda vez em pouco mais de dois anos, a família Klein quer voltar à mesa de negociação para rever a fusão da Casas Bahia com o Grupo Pão de Açúcar, que deu origem à rede de eletrodomésticos Viavarejo. Sócios minoritários, eles acreditam ter indícios de que haveria erros "relevantes" nas demonstrações financeiras usadas pelo Pão de Açúcar na fusão, a ponto de alterar a composição acionária da empresa - os Klein têm 47% e o Pão de Açúcar é majoritário, com 53%.

A base do questionamento é o resultado preliminar de uma auditoria encomendada à KPMG no começo do ano, pelo conselho da própria Viavarejo. Na visão dos Klein, embora não esteja concluído, o trabalho já teria detectado erros e inconsistências nas demonstrações da Globex (do Pão de Açúcar) capazes de levar a uma revisão do valor das empresas que cada lado colocou na operação. Se a avaliação inicial for confirmada, dizem fontes ligadas aos Klein, a composição acionária da Viavarejo poderia até se inverter, com os antigos donos da Casas Bahia passando a sócios majoritários.

O advogado da família Klein, Ivo Waisberg, não confirma essa hipótese, mas afirma que a situação precisa ser rediscutida. "Existe um problema que pode ser relevante e a gente precisa apurar. Por isso, enviamos uma notificação para abrir negociações sobre as eventuais inconsistências no balanço da Globex usado na transação", diz Ivo Waisberg. Procurada, a direção do Pão de Açúcar preferiu não se manifestar.

A família Klein e o Pão de Açúcar vivem às turras desde que se tornaram sócios, em 2009. A diferença é que, antes, os antigos donos da Casas Bahia brigavam com o empresário Abilio Diniz e, agora, a conversa será com os franceses do Casino, que este ano assumiram o controle da maior rede de varejo do País.

'Boa-fé’

A mais nova confusão começou com uma carta enviada pelos Klein ao Pão de Açúcar na última sexta-feira, propondo que os resultados da auditoria da KMPG comecem a ser discutidos de forma "amigável e com boa-fé". Caso não entrem em acordo no prazo de 30 dias, os empresário Samuel e Michael Klein ameaçaram entrar com pedido de arbitragem.

A ideia de contratar a KPMG partiu do Pão de Açúcar, que no começo do ano pediu uma auditoria na Nova Casas Bahia, a empresa dos Klein que faz parte da Viavarejo. Eles concordaram, mas pediram que o levantamento envolvesse todas as empresas da Viavarejo.

Pessoas que acompanham essa novela especulam que os Klein poderiam estar reagindo a uma suposta decisão de tirar Raphael Klein da presidência da Viavarejo em novembro, quando o Pão de Açúcar passa a ter o direito de escolher o próximo ocupante do posto. Embora Michael Klein, pai de Raphael, continue na presidência do conselho de administração, a família não se conformaria com a mudança. "Uma coisa não tem nada a ver com a outra", diz Waisberg. "No dia 19 de novembro o GPA passa a ter direito de indicar o presidente da Viavarejo, e a família Klein vai respeitar isso."



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Casas Bahia querem rever acordo com Pão de Açúcar

Familia Klein alega erro contábil que pode levar a mudança acionáriaAntigos donos da Casas Bahia d&...

Veja mais
Supernosso investe em rede de atacado

Atacado com jeito de varejo. Esse é o negócio principal de uma família mineira, descendente de liba...

Veja mais
Carrefour estuda sair da Colômbia

Carrefour estuda vender as operações da rede na Colômbia e algumas empresas já manifestaram o...

Veja mais
Carta de vinhos ampliada no Pão de Açucar

O Pão de Açúcar aumentará em 15% o volume de vinhos e espumantes que serão colocados ...

Veja mais
Vendas do Carrefour sobem 9,7% no país

Resultado do Brasil compensa fraco desempenho na Itália e Espanha. França melhora O Carrefour teve alta...

Veja mais
Supermercado reciclador

A 13ª loja da rede Zoni de supermercados, a ser inaugurada em Gaspar na próxima quarta-feira, tem uma s&eacu...

Veja mais
Braço do Carrefour no Brasil ajuda rede a obter 22 bi de euros

O Brasil novamente é o país responsável por alavancar as vendas do grupo varejista francês Ca...

Veja mais
Walmart prevê integração total até 2014

O processo de integração das operações do Walmart no Brasil - que até 2010 não...

Veja mais
Receita do Pão de Açúcar sobe 9,7%

A receita líquida do Grupo Pão de Açúcar (GPA) cresceu 9,7% no terceiro trimestre em rela&cc...

Veja mais