Uma das líderes do varejo nacional, o Magazine Luiza obteve crescimento elevado em vendas -15,2%-, além de uma melhoria significativa da carteira da Luizacred. Afora isso, a empresa acredita na força do término do processo de integração da Lojas Maia, finalizado em outubro, como outro termômetro que marcou o desempenho dessa nova fase. A rede, porém, registrou lucro líquido de R$ 2,4 milhões no terceiro trimestre, queda de 80% em relação ao verificado no mesmo período do ano passado. A receita líquida subiu 15%, ao atingir R$ 1,84 bilhão. Nos últimos trimestres, as vendas da empresa registravam alta superior a 20%.
Segundo informe da empresa, a receita bruta consolidada do Magazine Luiza no terceiro trimestre deste ano foi de R$ 2,2 bilhões, 15,2% maior se comparada à do terceiro trimestre do ano passado. O crescimento nas mesmas lojas, ou lojas comparáveis, foi de 9,6%, acima da média de mercado, o que trouxe ganhos de market-share.
O crescimento foi obtido sobre uma base de comparação elevada (terceiro trimestre de 2011) e durante a integração de sistemas das lojas da Região Nordeste. Além disso, as vendas pela Internet cresceram 25,5%, totalizando R$ 269 milhões no terceiro trimestre deste ano. Com relação a integração da Lojas Maia, a companhia efetuou a mudança de sistemas de praticamente todas as lojas do nordeste no terceiro trimestre - 32 unidades integradas em outubro -, concluindo o processo de incorporação da rede.
Outro indicador da empresa é com relação ao foco principal no exercício de 2012: continua sendo o compromisso com a racionalização dos custos e a revisão das despesas das lojas. Apesar do crescimento, as vendas ficaram levemente abaixo das expectativas, e, em conjunto com os esforços na integração das lojas da Região Nordeste, impediram neste trimestre uma maior diluição das despesas operacionais. As despesas extraordinárias de integração foram de R$ 6,3 milhões, concentradas no treinamento de mais de 4 mil funcionários e na virada de quase todas as lojas do nordeste. Na sinergia, são consideradas 104 lojas do Baú e as 150 lojas do nordeste que marcam a nova fase.
Veículo: DCI