Na próxima quinta-feira o Walmart inaugura, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, seu quarto hipermercado no Estado, mediante investimento de R$ 38,6 milhões. Com isso, o grupo passa a contar com 10 lojas em Minas, somando outras bandeiras da rede varejista como Maxxi e Sam´s Club. A nova unidade gerou 230 empregos diretos e 400 indiretos.
O novo hipermercado vai trabalhar com 65 mil itens distribuídos nas seções de eletroeletrônicos, alimentos, bebidas, mercearia, laticínios, açougue, peixaria, têxteis, utilidades domésticas, brinquedos, papelaria, ferramentas, CDs e DVDs, pet, produtos de limpeza, jardinagem e camping. São 7,8 mil metros quadrados de área construída e 4,7 mil metros quadrados de área de vendas, além de 168 vagas de estacionamento.
Segundo o Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos de Minas, Lisandro Bicalho, um dos fatores de peso na opção do grupo pelo município foi a presença da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a inauguração, em 2013, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Além disso, explicou, Patos de Minas já é um polo importante na região, cortado por inúmeras rodovias e distante de grandes centros. O município fica a 400 quilômetros de Belo Horizonte, a 220 de Uberlândia e a 450 quilômetros de Brasília. Em função disto, a cidade é referência para cerca de 400 mil pessoas que vivem lá ou em localidades próximas e que recorrem a Patos de Minas para fazer compras, tratamentos de saúde e outros.
Interesse - Essas características têm levado muitas empresas a se interessarem pela região. Na semana passada foi inaugurada a primeira loja do Subway no município, com a geração de 30 empregos. No dia 20 de dezembro será a vez do McDonald´s, que irá contratar 60, comemora o secretário. "Estamos nos consolidando como uma cidade prestadora de serviços. São as empresas que decidem se instalar aqui, e a prefeitura apoia", resume Bicalho. No caso do Walmart, além do licenciamento em tempo recorde, foi necessário fazer uma pequena alteração na rua onde foi erguido o empreendimento, na estrada que liga Patos de Minas a Brasília.
Um dos diferenciais do Walmart no município será o programa Clube dos Produtores, que faz a comercialização direta da produção da agricultura familiar. No caso de Patos de Minas serão beneficiados 50 fornecedores locais, somando 1,3 mil produtos regionais, informa Juliano Donizete dos Santos, diretor da loja. Este programa começou há cinco anos comprando R$ 650 mil em produtos no primeiro ano de funcionamento no Brasil. Em 2011, o montante chegou a R$ 150 milhões e, nos primeiros seis meses de 2012, atingiu R$ 93,3 milhões. Mas o empreendimento como um todo levará um novo conceito para a região, o chamado one stop shop, que possibilita aos consumidores fazerem grande parte de suas compras em um só local.
O Walmart está presente em 27 países no mundo. São 500 supermercados apenas no Brasil. Em Minas Gerais, o grupo agora conta com cinco hipermercados (Uberlândia; Contagem; Belo Horizonte, Uberaba e Patos de Minas). Integra a rede ainda três Maxxi (Montes Claros, Contagem e BH) e um Sam´s Club, em Contagem.
Veículo: Diário do Comércio - MG