Cordeiro, peru na manteiga, maior variedade de vinhos, espumantes e cervejas artesanais e importadas. Esses produtos, aliados aos tradicionais panetones, nozes e castanhas, já ganham as gôndolas dos supermercados, o que mostra que a época do ano mais lucrativa para o setor já chegou. Em alguns estabelecimentos, as vendas de dezembro chegam a corresponder a 20% do faturamento anual. As expectativas para o período não poderiam ser melhores.
Na comparação com idêntico período do ano passado, os negócios devem crescer até 25%.
O Super Nosso, com 14 lojas na Capital, apostou em uma maior diversificação da cartela de vinhos e espumantes. Hoje, são oferecidos 800 rótulos, sendo 300 exclusivos. Além disso, a rede busca variar e inovar também em seus produtos de panificação. "Ano passado, muitas pessoas chegaram em busca do panetone de bacalhau, dificilmente encontrado em outros locais. Por isso, neste ano, optamos por repetir a estratégia", destaca a diretora de Marketing, Rafaela Nejm.
A fim de atingir a meta de ampliar as vendas de dezembro em 25% frente ao mesmo mês de 2011, o Super Nosso também aposta em outras ações. Entre elas está a elaboração de cestas com produtos típicos de fim de ano, com preços que variam de R$ 99 a R$ 3 mil. Além disso, as lojas já estão todas decoradas e a equipe de vendas foi reforçada e treinada.
"Nossa previsão de crescimento é ambiciosa, mas estamos confiantes, pois temos diferenciais, como a grande qualidade dos produtos e o bom atendimento", declara. O último mês do ano é extremamente importante para a rede, pois, nele, se fatura 20% do total previsto para o ano.
Os Supermercados Coelho Diniz, de Governador Valadares (região Vale do Rio Doce), espera que este seja "o melhor Natal de todos os tempos". Conforme o sócio-proprietário, André Luiz Coelho Diniz, o fato de a data, em 2012, ser comemorada de segunda para terça-feira, dá ao consumidor mais um fim de semana para ir às compras. Isso, para ele, acarreta, naturalmente, em um aquecimento das vendas. Dessa maneira, a expectativa é que o faturamento aumente 18% em dezembro frente ao mesmo mês de 2011. No Coelho Diniz, as vendas do período correspondem a 12% do faturamento anual.
Surpresas - Os consumidores que recorrerem ao Coelho Diniz antes de preparar a ceia vão encontrar surpresas ao caminharem através das prateleiras. Entre elas, estão carnes, que escapam, em maior ou menor grau, ao tradicional, como cordeiros e peru na manteiga, além de novos tipos de vinhos e cervejas. A diversificação do mix fez com que a rede desembolsasse um valor 20% superior pelas compras de Natal, frente a 2011.
Os Supermercados ABC, com lojas em Divinópolis (região Centro-Oeste) e cidades do entorno, embora não destaque novidades no mix de produtos oferecidos neste ano, aguarda ansioso a chegada de dezembro. Conforme o gerente de Marketing, Edmar Cardoso, uma maior aproximação com os fornecedores permitiu à rede obter descontos em produtos bastante procurdos como bacalhau e salmão.
Cardoso estima que, em 2012, as vendas devem crescer 10% frente a 2011. Neste ano, a rede deve faturar R$ 650 milhões, o que também representa alta de 10%, sobre o acumulado no último exercício. "A própria conjuntura econômica do país, com baixos índices de desemprego e aumento da massa salarial, impulsionam tal crescimento", justifica Cardoso.
O supermercado Verdemar, com lojas na região Centro-Sul de Belo Horizonte, projeta alta de 15% nas vendas deste Natal frente ao ano passado. Para atrair a clientela, a rede investiu em importações de produtos exclusivos, como sucos e chás gelados, de origem sul-africana. Outra especificidade da rede é a cerveja alemã Harboe, que chega em cinco variações.
Veículo: Diário do Comércio - MG