Grupo controlador do Supernosso e Apoio Mineiro eleva faturamento.
Favorecido pela política econômica do governo federal, de estímulo ao consumo, o Grupo Multiformato, composto pelos supermercados Supernosso e pela rede Apoio Mineiro, de "atacarejo", espera consolidar o crescimento médio anual de faturamento entre 20% e 25%, conquistado a partir de 2009. Segundo informa o proprietário do grupo mineiro, Euler Fuad Nejm, nos próximos três anos serão investidos o equivalente a R$ 200 milhões. "Nossa expectativa é de retorno em um prazo de dez anos", anuncia.
Com esses investimentos, o faturamento do grupo, que este ano deve chegar a R$ 1,3 bilhão, pode dobrar num prazo médio de três a quatro anos. No ano passado, o valor apurado foi de R$ 1 bilhão. "Acreditamos que a partir de agora o crescimento anual deve se manter num patamar de 20%", informa, lembrando que este incremento, embora um pouco mais modesto do que os anos anteriores, ainda é considerável, pois se dará sobre uma evolução de crescimento de 25%.
Segundo Nejm, esse bom desempenho pode ser atribuído a dois fatores: o primeiro deles seria "fruto da consolidação das nossas marcas, o Supernosso e o Apoio Mineiro", ao longo dos últimos 14 anos e, ainda, à política do governo federal de estímulo ao consumo.
Enquanto as 14 lojas do Supernosso, distribuídas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) atendem a um público formado especialmente pelas classes A e B, com um formato ecológico e conceito gourmet, as nove lojas do Apoio Mineiro destinam-se não apenas aos comerciantes, mas também a clientes sobretudo da classe C.
"Atacarejo" - O modelo do Apoio Mineiro, denominado de "atacarejo", foi iniciado em 2002 e é o que mais tem rendido frutos ao grupo. Segundo Nejm, esse segmento responde hoje por 43% da receita, enquanto os supermercados tradicionais são responsáveis por 32%, e a distribuidora por 25%. Por isso mesmo, dos R$ 200 milhões a serem investidos até 2015, nada menos que R$ 100 milhões serão destinados à abertura de dez unidades do Apoio Mineiro.
"Os outros R$ 40 milhões serão investidos na rede Supernosso e os R$ 60 milhões restantes serão aplicados na construção de um centro de distribuição, com uma central de produtos finos, congelados e panificação", informa Nejm.
Segundo ele, todos esses projetos serão desenvolvidos simultaneamente e contribuirão para que o grupo mantenha o "crescimento orgânico" conquistado nos últimos três anos. Segundo informações divulgadas este ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Multiformato Distribuidora ocupa a vigésima posição no Brasil e a terceira em Minas Gerais.
Veículo: Diário do Comércio - MG