As redes supermercadistas pretendem aumentar o volume de vendas de ceias prontas em até 40%. Para as padarias da região esse tipo de oferta proporcionará alta na receita média mensal de 10%. Os preços também estão mais caros. Nas padarias, custam em média 10% mais do que em 2011. Os supermercados fazem pratos diferentes dos do ano passado, o que impossibilita a comparação de valores.
O Walmart prevê que o volume de encomendas terá alta de 40%. Na rede, que comercializa os quitutes a partir de R$ 14,78, a aposta é o combo: ave natalina assada, mais panetone, por R$ 29,98.
O Grupo Pão de Açúcar estima elevar as vendas em 25% se comparado ao mesmo período de 2011. Nas unidades do Pão de Açúcar e Extra há kits para quatro ou seis pessoas. A ceia menor sai por R$ 75,90. No Carrefour, há refeições para seis e oito pessoas. A primeira sai por R$ 129 e a segunda por R$ 189 (acompanha peru, lombo, arroz com lentilhas, farofa de calabresa, salpicão de frango e molho de maracujá).
Algumas padarias na região também vendem ceias prontas. Em média, para que os estabelecimentos atinjam a meta de 10% a mais no faturamento, vão cobrar o mesmo percentual (10%) sobre os preços que praticaram em 2011. A afirmação é do presidente do Sipan-ABC (Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André), Antonio Carlos Henrique.
Segundo ele, poucas das 1.000 padarias do Grande ABC oferecem pratos exclusivos de ceia. “Normalmente são as médias e grandes”, destacou Henrique. Entre elas estão a Padaria Brasileira, a Bella Vitória e a Vitória Régia – a unidade espera crescimento de até 40% nas encomendas.
Na Bella Vitória, em Santo André, o quilo da maionese de legumes sai por R$ 36; chester a R$ 170 e arroz de festa por R$ 55,90. Na Vitória Régia, também em Santo André, o quilo da salada de bacalhau custa R$ 49,90 e peru, R$ 164,90. Em São Caetano a Nova Brasília também oferecerá quitutes sazonais, como leitão, tender e o bolo rei.
Veículo: Diário do Grande ABC