O grupo francês Carrefour fechou o ano passado com lucro superior ao triplo do obtido em 2011. Em comunicado oficial, a empresa divulgou um lucro líquido de 1,233 bilhão de euros em 2012, perante 371 milhões de euros registrados em 2011, o que corresponde a um incremento de 232,3%. O resultado não conta com a participação dos acionistas minoritários.
O lucro total, incluindo os números de uma parte dos minoritários e do controlador, saltou para 1,316 bilhão de euros, ante os 404 milhões de euros rendidos em 2011.
Em contrapartida, a empresa sofreu uma queda de 1,6% no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que foi de 3,748 bilhões de euros em 2011, para 3,688 bilhões de euros em 2012.
Em meio à crise financeira europeia, a empresa busca se fortalecer em mercados emergentes, sobretudo na América Latina. No comunicado, o grupo inclusive destacou o desejo de reforçar suas atividades no Brasil, Argentina e França - país de origem do empreendimento.
A razão de tal movimento não poderia ter menos respaldo. Apesar do avanço, de 10,3%, ter sido maior na Ásia, chegando ao faturamento de 6,4 bilhões de euros, a América Latina, que cresceu 4,6%, movimentou 14,17 bilhões de euros, sustentando o bom desempenho da empresa em 2012.
O resultado operacional dos países latino-americanos apresentou alta de 14,2%, a 608 milhões de euros. Na Europa, a empresa recuou 3,1%, totalizando um rendimento de 20,87 bilhões. Segundo a assessoria do grupo no País, a bandeira Atacadão inaugurou 11 unidades no Brasil, enquanto a bandeira Carrefour investiu nos estabelecimentos já existentes.
Concorrente
Um dos maiores concorrentes do Carrefour tanto no Brasil como no mundo, o grupo norte-americano Walmart acaba de lançar um projeto permanente, no Piauí. A proposta visa contribuir para a produção e comercialização de alimentos, sobretudo daqueles produzidos por pequenos e médios empreendimentos. A Central de Cooperativas Apícolas é o principal parceiro do projeto, batizado de Clube do Estado.
"Além de aumentarmos a rentabilidade, já que as negociações de compra e venda dos produtos eliminam os intermediários, contribuímos ainda para fixação dos pequenos e médios produtores em suas propriedades, desenvolvendo seus negócios", comentou Luciano Nunes, diretor de perecíveis do Walmart Brasil.
O grupo norte-americano atua na região com cinco lojas, divididas entre as bandeiras Hiper Bompreço, Bompreço, e Maxxi Atacado. O projeto foi batizado de Clube do Estado.
Veículo: DCI