Lucro do Carrefour triplica em 2012 e vai a 1,23 bilhão de euros

Leia em 2min

O grupo francês Carrefour fechou o ano passado com lucro superior ao triplo do obtido em 2011. Em comunicado oficial, a empresa divulgou um lucro líquido de 1,233 bilhão de euros em 2012, perante 371 milhões de euros registrados em 2011, o que corresponde a um incremento de 232,3%. O resultado não conta com a participação dos acionistas minoritários.

O lucro total, incluindo os números de uma parte dos minoritários e do controlador, saltou para 1,316 bilhão de euros, ante os 404 milhões de euros rendidos em 2011.

Em contrapartida, a empresa sofreu uma queda de 1,6% no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que foi de 3,748 bilhões de euros em 2011, para 3,688 bilhões de euros em 2012.

Em meio à crise financeira europeia, a empresa busca se fortalecer em mercados emergentes, sobretudo na América Latina. No comunicado, o grupo inclusive destacou o desejo de reforçar suas atividades no Brasil, Argentina e França - país de origem do empreendimento.

A razão de tal movimento não poderia ter menos respaldo. Apesar do avanço, de 10,3%, ter sido maior na Ásia, chegando ao faturamento de 6,4 bilhões de euros, a América Latina, que cresceu 4,6%, movimentou 14,17 bilhões de euros, sustentando o bom desempenho da empresa em 2012.

O resultado operacional dos países latino-americanos apresentou alta de 14,2%, a 608 milhões de euros. Na Europa, a empresa recuou 3,1%, totalizando um rendimento de 20,87 bilhões. Segundo a assessoria do grupo no País, a bandeira Atacadão inaugurou 11 unidades no Brasil, enquanto a bandeira Carrefour investiu nos estabelecimentos já existentes.

Concorrente

Um dos maiores concorrentes do Carrefour tanto no Brasil como no mundo, o grupo norte-americano Walmart acaba de lançar um projeto permanente, no Piauí. A proposta visa contribuir para a produção e comercialização de alimentos, sobretudo daqueles produzidos por pequenos e médios empreendimentos. A Central de Cooperativas Apícolas é o principal parceiro do projeto, batizado de Clube do Estado.

"Além de aumentarmos a rentabilidade, já que as negociações de compra e venda dos produtos eliminam os intermediários, contribuímos ainda para fixação dos pequenos e médios produtores em suas propriedades, desenvolvendo seus negócios", comentou Luciano Nunes, diretor de perecíveis do Walmart Brasil.

O grupo norte-americano atua na região com cinco lojas, divididas entre as bandeiras Hiper Bompreço, Bompreço, e Maxxi Atacado. O projeto foi batizado de Clube do Estado.



Veículo: DCI


Veja também

Carrefour descarta IPO da rede Atacadão

O presidente mundial do Carrefour, Georges Plassat, descartou ontem a possibilidade de lançar o Atacadão, ...

Veja mais
Walmart lança programa de incentivo ao agronegócio no Piauí

Casa Apis é o principal parceiro do Clube dos Produtores no Estado. De setembro de 2012 até janeiro deste ...

Veja mais
Dia da Mulher no Confiança

Na sexta-feira, 8 de março é comemorado o Dia da Mulher. E para brindar essa data tão significativa...

Veja mais
Cencosud diminui investimentos no país

A rede chilena Cencosud, quarta maior varejista de supermercados do país, vai reduzir investimentos, e por conseq...

Veja mais
Supermercados de SC esperam alta de 5% nas vendas para a Páscoa

Entre as grandes redes, otimismo é maior e projeção é de incremento de até 20%Os supe...

Veja mais
Supermercados de SC esperam alta de 5% nas vendas para a Páscoa

Os supermercados já estão prontos para a guerra pelo consumidor. Carregados com os cem lançamentos ...

Veja mais
Muffato investe R$ 30 milhões

A rede supermercadista Muffato investiu R$ 30 milhões na abertura de sua terceira unidade em São Paulo. O ...

Veja mais
Abilio Diniz nega que renunciará ao cargo e notifica Casino

Depois de conseguir a indicação ao cargo de presidente do conselho da BRF, Abilio Diniz notificou extrajud...

Veja mais
Walmart amplia linha de marcas próprias para a Páscoa

Por Margareth Meza*O Walmart apresentou hoje (26/02), em almoço para a imprensa, os lançamentos de marca p...

Veja mais