Chegada de gigantes muda redes locais

Leia em 3min

Impacto da hiperconcorrência foi sentido na queda de preços e na melhoria do atendimento


Preços mais baixos, maior variedade de produtos, investimento em propaganda, mudança no horário de funcionamento, atenção no atendimento, eletrodomésticos nas prateleiras são algumas das novidades que chegam nas cidades de pequeno e médio portes com a hiperconcorrência. Mudanças sensíveis não só nos hábitos dos consumidores, mas na reação das redes regionais de varejo.

Hortolândia, cidade com 192 mil habitantes no interior de São Paulo, ganhou o primeiro hipermercado de rede com a inauguração do Walmart, em 2011. "Sempre ia para Campinas, pelo menos uma vez por mês, quando queria algo mais variado, um eletrodoméstico, itens que os supermercados daqui não tinham. Com a chegada do Walmart, passei a fazer tudo aqui em Hortolândia", conta a funcionária pública Elisabete de Paula, 41 anos.

A chegada do hipermercado alterou completamente sua rotina de compras. Ela trocou a rede local onde fazia compras, há menos de um quilômetro de casa, pelo Walmart. "O Walmart obrigou redes locais, com o GoodBom, a melhorar o atendimento, a mudar a forma de exposição de suas mercadorias e, principalmente, a baixar os preços", afirma Elisabete. Ela faz as compras da casa, onde vive com o marido e três filhos, semanalmente e, por isso, diz ter o melhor termômetro de preços.

"Eu era cliente de uma dessas redes, mas desde que inaugurou o Walmart passei a fazer compras aqui. Além dos preços e da variedade, tem a vantagem no shopping", diz Elisabete - o hipermercado está dentro do único shopping da cidade.

O GoodBom, citado, por Elisabete, é um dos grupos criados na região de Campinas que dominavam o mercado local até a chegada das grandes redes, dividindo espaços com empresas comerciais familiares. O GoodBom se prepara para abrir a segunda loja na cidade e a sétima do grupo.

Sede de grandes empresas, como Honda, IBM e Dell, Hortolândia era uma cidade-dormitório de Campinas que cresceu rapidamente. Com isso, aumentou também seu potencial de consumo. Em 2005, a renda média per capita era de R$ 870. Em 2012, já era de R$ 2 mil. O total de estabelecimentos comerciais subiu de 1.599 para 2.681 em igual período. "Vendemos para todo público e para todos os bairros. Inclusive moradores de Sumaré", diz o diretor da loja do Walmart Hortolândia, Luis Ricardo Claro, referindo-se à cidade vizinha.

Fiado. Flávio Ortolani, de 46 anos, é dono do supermercado Santa Terezinha, fundado em 1973 pelo pai, que chegou do Paraná em busca de melhores negócios em Sumaré(SP). Hoje, o mercado Santa Terezinha é referência no bairro, às margens da avenida que dá acesso à cidade, onde seus dois filhos nasceram. Não falta nada: tem açougue, padaria, área de vinhos, perfumaria e atendimento personalizado. A menos de 500 metros dali, será inaugurado no próximo mês o primeiro hipermercado do Walmart na cidade.

Ortolani garante que o gigante não tira seu sono. "Não vamos perder venda. Nossa clientela é outra. Aqui vendemos para moradores do bairro e além de tudo, aceitamos cheque, fazemos fiado", afirma o proprietário. A opinião é a mesma do presidente da Associação Comercial e Industrial de Sumaré, Cláudio Padovani. "Os hipermercados só acrescentam."

Para Marcos Livato, executivo da rede PagueMenos, que nasceu na região e tem 19 lojas em dez cidades, a chegada das grandes redes profissionaliza o varejo local. "Podemos perder cliente no começo, mas essa presença melhora o mercado."



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Postos Extra fecham parceria

Os postos da rede Extra de hiper e supermercados fecharam uma parceria inédita com a empresa Sem Parar/Via F&aacu...

Veja mais
Pão de Açúcar começa a vender hoje itens da cesta básica mais baratos

Seguindo o anúncio de desoneração dos impostos federais sobre produtos da cesta básica, o Gr...

Veja mais
Cencosud acirra disputa com Wal-Mart e Casino

A Wal-Mart Stores Inc. e a Casino Groupe SA são gigantes na América do Sul, mas uma varejista local de men...

Veja mais
Carrefour não vai repor caixa com abertura de capital da rede Atacadão

Empresa francesa nega boatos sobre nova venda de ativos e diz que será a maior nos mercados em que atuaO Carrefou...

Veja mais
Candido Bracher deixa conselho do Pão de Açúcar

Candido Bracher, membro do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA), en...

Veja mais
Carrefour descarta IPO da rede Atacadão

O presidente mundial do Carrefour, Georges Plassat, descartou ontem a possibilidade de lançar o Atacadão, ...

Veja mais
Lucro do Carrefour triplica em 2012 e vai a 1,23 bilhão de euros

O grupo francês Carrefour fechou o ano passado com lucro superior ao triplo do obtido em 2011. Em comunicado ofici...

Veja mais
Walmart lança programa de incentivo ao agronegócio no Piauí

Casa Apis é o principal parceiro do Clube dos Produtores no Estado. De setembro de 2012 até janeiro deste ...

Veja mais
Dia da Mulher no Confiança

Na sexta-feira, 8 de março é comemorado o Dia da Mulher. E para brindar essa data tão significativa...

Veja mais