Pão de Açúcar planeja investir até R$ 2 bi

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O Grupo Pão de Açúcar vai propor em assembleia geral de acionistas, no próximo dia 17, um plano de investimentos na empresa para 2013 no valor de até R$ 2,022 bilhões. A informação consta na proposta da administração em material enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Anualmente, a companhia, controlada pelos franceses do Casino, informa ao mercado o valor máximo do investimento.

Se atingir esse montante, a soma será 28,3% maior que o total aplicado em 2012, quando os investimentos atingiram R$ 1,576 bilhão. Essa soma de pouco mais de R$ 2 bilhões é quatro vezes o montante desembolsado pelo grupo cinco anos atrás, em 2008, quando a companhia ainda não tinha se associado à Casas Bahia, o maior negócio já fechado pelo grupo varejista até hoje.

Nos últimos dois anos, o montante investido manteve-se num patamar estável. Em 2011 e 2012, o Grupo Pão de Açúcar investiu pouco mais de R$ 1,5 bilhão ao ano.

Segundo a proposta de administração, o valor investido em 2013 será destinado para a abertura de lojas, aquisição de terrenos, conversão e reforma de pontos, em tecnologia da informação e logística. Além da Casas Bahia, negócio que ampliou os investimentos da rede, o grupo tem aplicado recursos, especialmente, na compra de terrenos para expansão orgânica - operação administrada pelo braço GPA Malls & Properties - e no negócio de atacado, que exige lojas com grandes áreas de venda, em terrenos com preços elevados.

Nos últimos anos, a rede divulga valores máximos de investimento, mas geralmente desembolsa uma soma inferior à anunciada. Em 2012, o teto informado foi de cerca de R$ 1,9 bilhão e o desembolso atingiu R$ 1,5 bilhão.

O grupo varejista também já informou ao mercado o plano de investimentos de 2013 da controlada Via Varejo (formada da união de Casas Bahia e Ponto Frio), a ser votado em assembleia neste mês. O valor previsto atinge R$ 455 milhões neste ano, 37,5% acima da soma aplicada em 2012.

A necessidade de ampliar investimentos se acentua no varejo porque é a expansão orgânica que tem garantido às redes um maior crescimento. As vendas de lojas novas (com menos de um ano) têm avançado a uma velocidade bem superior às de lojas antigas. No Pão de Açúcar, a venda só das lojas antigas (mais de um ano de operação) cresceu 5,6% no quarto trimestre. Ao se incluir os novos pontos nesse cálculo, a taxa sobe para 9%.



Veículo: Valor Econômico


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