A Coop - Cooperativa de Consumo acaba de ingressar no e-commerce, um mercado que movimentou no ano passado R$ 22,5 bilhões, segundo relatório anual Webshoppers.
Desde o último dia 27 de março está em pleno funcionamento o site www.coopemcasa.com.br e, com ele, a Coop inaugura sua entrada nessa modalidade de negócio. De acordo com Celso Furtado, gerente de Marketing e responsável pelo comércio eletrônico, sua implantação se dará por ondas, envolvendo algumas categorias, inicialmente com eletrodomésticos e eletrônicos e, em seguida, drogaria e alimentos. A previsão é que em cinco anos este serviço possa estar posicionado entre as três primeiras lojas da rede em termos de faturamento.
O e-commerce atenderá cooperados e não cooperados localizados na Grande São Paulo e nas cidades onde já existem lojas físicas instaladas, como no Grande ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba e Tatuí, num total de 28 unidades de distribuição.
"Estamos seguindo uma tendência do mercado varejista e, principalmente, tornando a Cooperativa multicanal. Isto é, além do autosserviço, nosso cooperado encontra também postos de combustíveis e drogarias externas, todos com a chancela e credibilidade da marca Coop, que chega moderna e jovem aos seus 59 anos de fundação em 2013", explica Furtado.
Para viabilizar o e-commerce, a Coop criou uma estrutura dedicada e especializada para o atendimento nesse novo canal de vendas, por meio de empresas parceiras e profissionais altamente capacitados na área. Além da comodidade e conveniência, o consumidor internauta terá à sua disposição uma variedade diferente de bens e produtos com preços bastante competitivos com o mercado.
A Coop fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior e com resultados que garantiram, além de juros, capitalização e constituição de reservas, a distribuição de R$ 8 milhões aos cooperados a título de retorno das sobras líquidas / lucro. Estas sobras serão retornadas de forma proporcional às aquisições dos cooperados no decorrer do exercício em questão.
Possui ainda dois postos de combustíveis, um em São José dos Campos e um na cidade de Tatuí; cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), os de marca própria (Coop Plus), além de marcas exclusivas, por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados - RBS.
Para 2013, a expectativa é chegar ao fornecimento bruto de R$ 1,952 bilhão e investir R$ 40,65 milhões em diversas ações, como abertura de mais um ponto de distribuição em Sorocaba, inauguração do seu terceiro posto de combustível - o primeiro em São Bernardo do Campo -, modernização e ampliação das unidades Santana, em São José dos Campos, e Industrial, em Santo André, além desta implantação das operações de e-commerce.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coop