Gôndolas cooperativadas

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Faturamento de supermercados ligados a produtores rurais cresce acima da média do setor

Impulsionados pelo poder de compra de seus associados, os sindicatos rurais e as cooperativas agrícolas do Estado têm obtido sucesso em outro setor: o varejo. Segundo levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o faturamento dessas redes no último ano foi de R$ 1,2 bilhão. O crescimento de 51% em relação a 2011 é quase quatro vezes o aumento médio do setor no período, de 12%.

O produtor é fiel e opta prioritariamente por gastar na rede da qual, no final das contas, também faz parte, garantem os gestores das unidades.

– O foco das cooperativas é criar oportunidades aos associados, e o consumo desses associados também acaba sendo feito dentro da cooperativa – observa Vitor Koch, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul.

Outro fator que contribui para o sucesso, avalia Koch, o fato de que as cooperativas conseguem oferecer vantagens únicas aos clientes associados:

– O associado pode entregar feijão, por exemplo, e comprar açúcar. Esses supermercados acabam trabalhando com uma margem de lucro menor e muitas vezes nem mesmo ocorre a transação financeira. O produtor entrega seus produtos e recebe crédito para comprar outros produtos do varejo. Isso facilita as operações.

Um dos destaques de faturamento em 2012 no setor foi a Cotripal Agropecuária Cooperativa, de Panambi, do noroeste do Estado. Com cinco unidades, a cooperativa colhe bons frutos na atividade: faturou R$ 143,37 milhões em 2012. O valor é pouco inferior ao alcançado pela primeira colocada no ranking, a Cotrijuí. Com mais do que o triplo de lojas, o faturamento com a operação foi apenas 20% maior.

– O varejo dá o suporte às demais operações. Temos um cliente natural. O nosso associado vai aos supermercados e lojas de peças e compra lá tudo o que precisa – avalia o gerente do setor de varejo da Cotripal, Elmo Kläsener, que tem a perspectiva de aumentar o faturamento em 15% neste ano.

VENDENDO A MARCA PRÓPRIA

Com os ventos a favor do setor, a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), no Vale do Taquari, deve finalizar ainda neste ano o investimento de R$ 7 milhões na construção de seu segundo supermercado, em Arroio do Meio. De acordo com Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel, que opera com a marca Dália Alimentos, o fortalecimento dos pontos de venda ganha ainda mais importância:

– As cooperativas devem comercializar os seus produtos. É importante ter esse contato com o consumidor e suas avaliações.



Veículo: Zero Hora - RS


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