Microempresas regulamentadas estão aptas a participar do ciclo de oficinas ligadas à área de gestão que será promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) em parceria com a rede atacadista Walmart Brasil. As inscrições ainda estão abertas, e as aulas ocorrerão, semanalmente, a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de abril, até 9 de maio, no estacionamento do supermercado Maxxi Atacado, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. As lições destinam-se a microempresários individuais (MEI) que não participam de outro empreendimento como sócio ou titular, com rendimento anual máximo de R$ 60 mil e têm somente um empregado contratado.
“Nas aulas, temos exercícios práticos para que o empresário consiga aplicar o que foi aprendido nas oficinas e no cotidiano do estabelecimento que ele administra”, afirma Janaína Medeiros, técnica da regional metropolitana do Sebrae-RS. O projeto, que teve início no final do ano passado, visa não somente à capacitação dos participantes, mas à regulamentação dos microempreendimentos por meio de atendimento na unidade móvel da entidade. O Sebrae conta com cinco vans para realizar o trabalho de formalização em todo o Rio Grande do Sul.
Jeferson da Silva é um dos beneficiados pela iniciativa. Há um ano, ele e a namorada abriram, em Cachoeirinha, uma lancheria que ainda atuava de maneira irregular. A ida ao Maxxi Atacado para comprar os suprimentos necessários para a preparação dos lanches foi interrompida ao avistar a van do Sebrae-RS. “Conversei com o pessoal da unidade móvel e eles falaram que, em 20 minutos, estaria tudo pronto. Não pude deixar a oportunidade passar, até mesmo porque sozinho eu não conseguiria dar início a esse processo. Busquei os documentos necessários e, agora, vou formalizar o meu negócio.”
Segundo a técnica da regional metropolitana do Sebrae-RS, regulamentar um empreendimento traz muitos benefícios ao microempresário. “Além de não precisar temer a fiscalização, ele poderá comprar diretamente com os fornecedores por um preço menor, abrir conta em banco com linhas de financiamento com juros mais baixos para, por exemplo, poder ampliar o espaço físico do estabelecimento e, consequentemente, a rede de trabalho.”
Jandira Lisboa, administradora de uma pequena empresa de reformas e construções, efetivou a formalização do empreendimento na unidade móvel. “Com a regulamentação, podemos projetar uma aposentadoria. Além disso, os clientes exigem a emissão de nota fiscal e para isso precisamos ter a parte financeira organizada, portanto a formalização é importante.” Os interessados em participar do ciclo de oficinas podem obter informações pelo telefone (51) 3901-5301.
Veículo: Jornal do Comércio - RS