Redução de energia de supermercados

Leia em 1min 10s

Sem desperdício

Reformas e substituição de equipamentos têm contribuído para a redução de energia de supermercados.

"O Walmart investirá no Brasil US$ 34 milhões na troca de equipamentos de menor consumo de energia, entre outras medidas. É o equivalente à inauguração de dois hipermercados", diz Gaston Wainstein, vice-presidente do Walmart Brasil.

"O país terá o maior investimento do Walmart global em substituição de tecnologia", afirma.

Entre as iniciativas está a adoção da tecnologia LED. "Neste ano, serão em 60 lojas. Até 2015, implantaremos em mais 200 unidades."

O investimento será feito em todos os hipermercados (Walmart, Big e Bompreço), segundo Wainstein.

"O retorno do aporte varia de oito a 18 meses, pois, quanto mais nova for a loja, maior o retorno", diz.

As lojas com tecnologia LED economizarão até 17%, calcula o executivo, que também vai alocar recursos para um sistema que monitora todo o consumo de energia e consegue, quando possível, diminuir a iluminação ou apontar qual refrigerador gasta mais energia.

Outra providência será instalar portas nos refrigeradores com iluminação LED em 34 lojas neste ano e, até 2015, em 301. Novos aparelhos de ar-condicionado também estão nos planos.

Em uma loja com ar, 38% do consumo vem do frio alimentar, 34% do ar-condicionado e 13% da iluminação.

Em uma unidade sem, 56% da energia é consumida pelo frio alimentar, 18% pela iluminação e 26% por outros equipamentos.

A meta da empresa é cortar 12% do gasto de energia por metro quadrado até 2020. O setor de energia do Walmart Brasil assumiu o compromisso de reduzir 25%.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Walmart soma lucro líquido de US$ 3,7 bi no 1º trimestre de 2013

Puxado por uma alta de 2,9% nas vendas fora dos Estados Unidos, com destaque para operações no Brasil e na...

Veja mais
Hortifruti aumenta participação no faturamento da Coop

   A categoria de hortifruti sempre foi considerada vilã quando o assunto é &ia...

Veja mais
Setor Têxtil teve alta de 17% em vendas na Coop

A Coop (Cooperativa de Consumo) registrou durante o Dia das Mães um incremento médio de 8% no fornecimento...

Veja mais
Venda de supermercados cai pela primeira vez em cinco anos

A inflação determinou o comportamento do comércio no primeiro trimestre. Os preços nos super...

Veja mais
Preço faz venda de alimentos e bebidas em supermercados ter queda

Com o forte aumento dos preços, as vendas de alimentos e bebidas nos supermercados tiveram a segunda queda consec...

Veja mais
Magazine Luiza quer lojas da Viavarejo

A presidente da varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirmou nesta terça-feira que tem interesse de ar...

Veja mais
Grupos Y.Yamada e Leolar juntos em parceria que impacta o varejo da região Norte

da esq/ p/ dir/ Fernando Yamada vice-presidente financeiro do grupo Y.Yamada e Andrey Rocha diretor-presidente...

Veja mais
Tecnologia facilita as compras

Supermercados investem em inovação para ajudar na logística da empresa e auxiliar os consumidores n...

Veja mais
Pão de Açúcar avalia condições para oferta primária de Via Varejo

O Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo, começou a fazer as primeiras anális...

Veja mais