Empresa paraense é eleita a segunda melhor do ramo, segundo pesquisa
Tão importante quanto crescer em tamanho, é crescer em eficiência. O Super Formosa vem provando isso e virou destaque no meio especializado. Recentemente, a revista SuperHiper, da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), destacou o supermercado paraense como referência de eficiência dentre os 50 maiores do Brasil.
A matéria (SuperHiper, abril/2013) analisa o desempenho do setor usando como base o mais recente ranking publicado pela entidade. De acordo com critérios adotados pelo Ranking Abras 2013, o Formosa é o segundo dentre os 50 melhores supermercados no Brasil que mais cresceu em eficiência operacional. Na prática, a pesquisa atesta que o Formosa obtém grande aproveitamento de cada loja, o que atrai muitos clientes, refletindo no ótimo desempenho no faturamento do grupo.
SERVIÇOS
Ter alto índice de eficiência operacional com apenas 3 lojas significa, em última instância, maior eficiência de atendimento. O consumidor sente estes dados no dia a dia. Consegue aproveitar cada ida ao Formosa para resolver uma série de coisas: faz compras no supermercado, faz alinhamento no Formosa Pneus, vai à farmácia, deixa roupas para ajustar, vai à banca de revista, vai a lotéricas, compra roupas, artigos para a casa e, se quiser, até sai de lá com uma moto zero quilômetro e a abastece no Posto Formosa. Este grande aproveitamento de cada loja com uma gama de serviços explica como um supermercado paraense, com apenas 3 lojas, figura entre os 50 maiores do Brasil. “As pessoas deslocam-se de suas casas, mesmo que morem um pouco mais longe, para vir ao Formosa resolver uma série de coisas por um preço que, na média, é menor que da concorrência”, atesta José Oliveira, presidente do Grupo. “Cada loja nossa é um centro de ser viços. Nós procuramos fazer valer cada minuto que o cliente passa dentro do Formosa. Todas as nossas lojas são assim. Por isso dizemos em nossa campanha: ‘para tudo que o cliente dá valor, o Formosa faz o menor preço’. E faz mesmo, pra valer!”, completa.
RANKING
O Ranking oficial ABRAS faz uma classificação dos supermercados do Brasil de acordo com o faturamento brutode cada um. Daí se tiram as colocações das empresas, que a ABRAS subdivide em 3 listas: os 500 maiores, os 300 maiores e os 50 maiores supermercadistas brasileiros. Há anos o Formosa figura na última lista, a mais seleta: a dos 50 maiores. Em 2012, foi a 32º. Já no Ranking 2013, ganhou 4 posições, ficando em 28º.
Mas a pesquisa não atesta apenas o faturamento bruto. É uma gama de informações de grande valor que, quando cruzadas, permite uma série de avaliações de desempenho de cada empresa, bem como de todo o setor.
Um dos dados averiguados, por exemplo, é o número de lojas em funcionamento. Dos 50 que mais faturam, o Formosa é o supermercado com menor número de lojas na rede: apenas 3. No entanto, é o supermercado com maior número de checkouts (caixas de pagamento) por loja dentre os 50 maiores supermercados: 59. Do cruzamento destes dados, podemos atestar a estratégia de trabalho do Formosa: menos lojas com maior eficiência de atendimento.
Outro dado que aparece na pesquisa ABRAS chama a atenção: o Formosa gera em torno de 3.000 empregos diretos. São 17 funcionários por check-out. Um ótimo número se comparado, por exemplo, com a primeira colocada do ranking, que tem apenas 5 funcionários por check-out. Esta é mais uma prova de eficiência operacional. Portanto, o Ranking não atesta somente faturamento, mas também desempenho de atendimento, capacidade de resolver as necessidades do cliente. E neste ponto, a pesquisa mostra que o Formosa, além de fazer ótimos preços, tem grande quantidade de checkouts e está entre os que mais investe em funcionários para melhor atender.
CRESCIMENTO
Mas o dado que mais chamou a atenção da revista SuperHiper foi tirado do cruzamento de 4 fatores: faturamento por área de vendas, check-out, funcionários e loja. Comparando estes fatores de 2011 para 2012, tira-se o índice de crescimento de eficiência operacional. Ou seja, uma análise que independe se a rede tem 1.882lojas, como a primeira colocada do ranking, ou apenas 3, como o Formosa. Foi neste quesito que a revista destacou o Formosa, já que a empresa paraensefigura como a segunda colocada dentre as 50 maiores. Destaca ainda o fato de que, sem abrir lojas, o Formosa cresceu sua eficiência em 25,61% entre 2011 e 2012, quando a média das 50 maiores empresas do Brasil foi de apenas 9,7%. O Formosa ficou atrás apenas da rede Lopes, que teve 26,35% de crescimento com 26 lojas em Guarulhos, São Paulo.
“É uma satisfação muito grande receber este reconhecimento nacional, fruto de um trabalho sério que dividimos com nossos colaboradores”, destaca com orgulho José Oliveira.
NO UMARIZAL
Segundo José Oliveira, o Formosa vai manter-se firme nas estratégias que regem o sucesso da empresa há 37 anos. A rede irá expandir, mas cada loja aberta seguirá os mesmos preceitos de ótima localização, qualidade do espaço, mix grande de serviços e prática de preços baixos. “Nossa estratégia é escolher muito bem os pontos lojas, como a primeira colocada do ranking, ou apenas 3, como o Formosa. Foi neste quesito que a revista destacou o Formosa, já que a empresa paraense Sortimento e bom atendimento consolidaram o supermercado Formosa entre os clientes de nossas lojas. São endereços de grande fluxo de pessoas, fáceis de encontrar, de chegar. Não fazemos loja somente para uma classe, A, B, C ou D. Fazemos lojas para todas, sem distinção. Todos os clientes são importantes”, completa.
O grande exemplo desta receita de sucesso é o Formosa da Augusto Montenegro, que atrai consumidores de vários pontos da grande Belém. É a maior loja do Estado, com um total de 24 mil metros quadrados e um grande sucesso de atendimento e faturamento desde a inauguração. “Temos orgulho de dizer que nossas 3 lojas estão entre as 5 melhores do Pará”, afirma o presidente do Grupo.
O passo seguinte será a inauguração do segundo piso do Formosa Augusto Montenegro, que abrigará um Formosa Mix completíssimo. Depois vem o Formosa Umarizal, na Rua Curuçá. Seguirá os mesmos padrões de conforto e variedade da loja da Augusto Montenegro, com 3 andares de loja.
“Ainda teremos o Formosa Guamá, que será com certeza um novo ponto de referência daquela região que ainda é muito carente de serviços de qualidade”, acrescenta José Oliveira. O grupo ainda irá duplicar o Formosa da Duque, modernizando mais suas instalações e aumentando a capacidade de atendimento ao cliente.
Veículo: O Liberal - PA