A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacionaldogrupovarejista francês Casino no primeiro semestre de 2013. Segundo balanço divulgado ontem em Paris, a operação latino-americana lucrou € 601 milhões, o equivalente a 62% do obtido por todo o grupo. Um ano atrás, a fatia da América Latina era de 41,5%. A companhia atribui o desempenho à incorporação do Grupo Pão de Açúcar no Brasil.
O presidente da varejista, Jean-Charles Naouri, elogiou diversas vezes a filial brasileira durante a teleconferência com analistas.No acumulado do primeiro semestre de 2013, o Casino teve resultado operacional de € 969 milhões. O valor é 51,9% maior que o observa dono mesmo período do ano passado. O salto foi registrado basicamente nas operações fora da França, especialmente na América Latina, onde o resultado operacional aumentou 126,8% emumano.Naregião, o Casino também opera em países como Colômbia e Uruguai. Na sede francesa, o resultado operacional aumentou 1,2% no semestre e na Ásia houve queda de 2,5%.
“Na América Latina, tivemos um forte aumento da lucratividade no Brasil”, disse Naouri. Nos primeiros minutos da teleconferência com analistas, o executivo destacou positivamenteque“ acompletaconsolidação do Grupo Pão de Açúcar gerou um impacto positivo nos números globais do grupo.” Os franceses assumiram o controle da varejista brasileira há pouco mais de um ano de forma bastante conturbada.OCasino é sócio do Pão de Açúcar desde1999e, pelo contrato assinado em 2005, tinha o direito de se tornar dono do grupo de Abilio Diniz em 2012.
Um ano antes, o empresário brasileiro negociou uma fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour. Os franceses enxergaram no movimento uma tentativa de atropelar o acordo que no ano passado deu ao Casino o controle do Pão de Açúcar. Abilio sempre sustentou que só estava tentando aproveitar uma boa oportunidade. Desde então, eles estão em conflito.
Crescimento.
Ontem, durante adivulgação do resultado,o presidente do Casino disse que o Grupo Pão de Açúcar deve acelerar a expansão das bandeiras Assaí e Minimercado Extra durante o segundo semestre de 2013. “Na segunda metade deste ano, vamos acelerar a expansão do conceito cash and carry e de conveniência no Brasil”.
Durante apresentação aos investidores e analistas, Naouri disse que os segmentos de cash and carry – conhecido no Brasil como atacarejo – e de conveniência são “muito promissores no País”. Por isso, a empresa decidiu apostar mais fichas nas bandeiras Assaí eMinimercado Extra.Noprimeiro semestre de 2013, foram abertas 35 lojas com a marca Minimercado Extra e seis novos endereços Assaí.
Outra frente de aposta da empresa está no comércio eletrônico. Aos investidores, o executivo francês disse que o Grupo Pão de Açúcar, por meio da Nova Pontocom, vai ampliar a ação no e-commerce com a entrada em novas categorias e nichos, como a venda de roupas, móveis e vinhos.
Além disso, o executivo francês destacou que a empresa voltou a investir no segmento imobiliário com a abertura do shopping de vizinhança “Conviva Américas”, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Segundo Naouri, a empresa deve adicionar ao portfólio de empreendimentos imobiliários 35 mil metros quadrados de área locável até o fim de 2013, incluindo os 12,5 mil metros quadros do Conviva Américas.
Veículo: O Estado de S. Paulo