Com Pão de Açúcar, lucro global do Casino cresce 52% no semestre

Leia em 2min 40s

A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacionaldogrupovarejista francês Casino no primeiro semestre de 2013. Segundo balanço divulgado ontem em Paris, a operação latino-americana lucrou € 601 milhões, o equivalente a 62% do obtido por todo o grupo. Um ano atrás, a fatia da América Latina era de 41,5%. A companhia atribui o desempenho à incorporação do Grupo Pão de Açúcar no Brasil.

O presidente da varejista, Jean-Charles Naouri, elogiou diversas vezes a filial brasileira durante a teleconferência com analistas.No acumulado do primeiro semestre de 2013, o Casino teve resultado operacional de € 969 milhões. O valor é 51,9% maior que o observa dono mesmo período do ano passado. O salto foi registrado basicamente nas operações fora da França, especialmente na América Latina, onde o resultado operacional aumentou 126,8% emumano.Naregião, o Casino também opera em países como Colômbia e Uruguai. Na sede francesa, o resultado operacional aumentou 1,2% no semestre e na Ásia houve queda de 2,5%.

“Na América Latina, tivemos um forte aumento da lucratividade no Brasil”, disse Naouri. Nos primeiros minutos da teleconferência com analistas, o executivo destacou positivamenteque“ acompletaconsolidação do Grupo Pão de Açúcar gerou um impacto positivo nos números globais do grupo.” Os franceses assumiram o controle da varejista brasileira há pouco mais de um ano de forma bastante conturbada.OCasino é sócio do Pão de Açúcar desde1999e, pelo contrato assinado em 2005, tinha o direito de se tornar dono do grupo de Abilio Diniz em 2012.

Um ano antes, o empresário brasileiro negociou uma fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour. Os franceses enxergaram no movimento uma tentativa de atropelar o acordo que no ano passado deu ao Casino o controle do Pão de Açúcar. Abilio sempre sustentou que só estava tentando aproveitar uma boa oportunidade. Desde então, eles estão em conflito.

Crescimento.

Ontem, durante adivulgação do resultado,o presidente do Casino disse que o Grupo Pão de Açúcar deve acelerar a expansão das bandeiras Assaí e Minimercado Extra durante o segundo semestre de 2013. “Na segunda metade deste ano, vamos acelerar a expansão do conceito cash and carry e de conveniência no Brasil”.

Durante apresentação aos investidores e analistas, Naouri disse que os segmentos de cash and carry – conhecido no Brasil como atacarejo – e de conveniência são “muito promissores no País”. Por isso, a  empresa decidiu apostar mais fichas nas bandeiras Assaí eMinimercado Extra.Noprimeiro semestre de 2013, foram abertas 35 lojas com a marca Minimercado Extra e seis novos endereços Assaí.

Outra frente de aposta da empresa está no comércio eletrônico. Aos investidores, o executivo francês disse que o Grupo Pão de Açúcar, por meio da Nova Pontocom, vai ampliar a ação no e-commerce com a entrada em novas categorias e nichos, como a venda de roupas, móveis e vinhos.

Além disso, o executivo francês destacou que a empresa voltou a investir no segmento imobiliário com a abertura do shopping de vizinhança “Conviva Américas”, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Segundo Naouri, a empresa deve adicionar ao portfólio de empreendimentos imobiliários 35 mil metros quadrados de área locável até o fim de 2013, incluindo os 12,5 mil metros quadros do Conviva Américas.


Veículo: O Estado de S. Paulo


Veja também

Walmart triplica a venda de aquecedores nesta semana

No Sul do País, aumento nas vendas de aquecedores foi de 300%. No Sudeste, houve 30% de aumentoA forte queda de t...

Veja mais
Pequeno varejo cresce acima da média do mercado e players criam novos formatos de loja

Quanto menor o tempo, maior a necessidade de encontrar tudo mais perto de casa ou do trabalho. E falando em supermercado...

Veja mais
Pão de Açúcar vê mercado tenso e vai buscar preço mais agressivo

Num cenário de perda de vigor da economia, o Grupo Pão de Açúcar coloca foco maior em a&cced...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar cresce mesmo com economia fraca

Apesar do cenário econômico mais difícil e do aumento das despesas operacionais no segundo trimestre...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar recua 69% no 2º tri

Empresa faz ajuste sobre fusão Ponto Frio/Casas Bahia; descontado o impacto, lucro avança  Maior rede...

Veja mais
Despesas operacionais reduzem lucro do Pão de Açúcar, mas Viavarejo surpreende

Com impacto de despesas operacionais extras, o lucro do Grupo Pão de Açúcar caiu quase 69%, para R$...

Veja mais
Com Danone, Starbucks mira supermercados

Em breve, em uma Starbucks perto de você: iogurte grego. Em parceria com a Danone, a maior operadora de cafeterias...

Veja mais
Supermercado Koch insere etiquetas eletrônicas em sua nova operação

É cada vez mais perceptível no setor empresários que apostam em tecnologias de automaç&atild...

Veja mais
Rede Pão de Açúcar cresce menos

Operação que originou o Grupo Pão de Açúcar, os supermercados que levam o nome da com...

Veja mais