Há 15 dias no ar, site já recebe cerca de 20 pedidos por dia; meta é atingir 1.800 encomendas mensais.
A rede de supermercados Super Nosso, com 14 lojas distribuídas entre Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, acaba de disponibilizar um novo canal para os clientes. Sete mil produtos disponíveis nas lojas físicas agora podem ser adquiridos também via internet, por meio do projeto "Super Nosso em Casa" através do site www.supernossoemcasa.com.br. O novo serviço demandou R$ 2 milhões em investimento, distribuídos entre a implantação do sistema, formação de profissionais e estruturação logística.
A fim de viabilizar a comercialização on-line, o Super Nosso contratou uma equipe, a princípio formada por 36 funcionários, entre administrativos e operacionais, e um centro de distribuição (CD) dedicado exclusivamente ao projeto, localizado na avenida Cristiano Machado, altura do bairro Floramar, região Nordeste da Capital, de 2,5 mil metros quadrados.
Há 15 dias no ar, os resultados já surpreendam a empresa positivamente. Mesmo sem ter dado início a uma divulgação voltada a um público mais abrangente, o site já recebe cerca de 20 pedidos diariamente. A expectativa é de que o número seja triplicado, atingindo uma média de 1.800 encomendas mensais a partir de setembro, quando serão intensificadas as ações nos principais veículos e canais de comunicação. "A nossa maior preocupação é com a qualidade. Por isso, nesse primeiro momento, optamos por aumentar as encomendas gradativamente", explica o diretor, Edmilson Pereira.
O projeto de e-commerce do Super Nosso começou em outubro do ano passado, quando a empresa detectou a necessidade de atender ao consumidor não apenas por meio de estabelecimentos físicos, mas também através de outros meios, como a internet e o telefone. "Além disso, as dificuldades de deslocamento nos grandes centros urbanos, como Belo Horizonte, são cada vez maiores. Portanto, é necessário investir em alternativas que ofereçam mais comodidade ao cliente", esclarece.
Variedade - Por meio do site, o consumidor pode escolher o que deseja a partir de um mix, que inclui perecíveis, como hortifrútis, açougue e frios, vinhos e vários outros itens de mercearia. O prazo de entrega é de 24 horas após o fechamento da compra e é cobrado frete - invariável - de R$ 14,90. O serviço já começa atendendo todas as regiões de Belo Horizonte, inclusive bairros onde não há unidades instaladas da rede, além de Lagoa Santa e Nova Lima. Em breve, ele deve ser estendido aos demais municípios do entorno da capital mineira. "Assim, vamos atingir um público ainda maior", comemora.
Pereira explica que o Super Nosso não tem o objetivo de substituir lojas físicas pelo comércio virtual. De acordo com ele, o consumidor deve preferir a web devido à facilidade, em caso de listas de compras mais extensas, que seriam entregues em domicílio devidamente embaladas e condicionadas. Entretanto, o comprador continuaria recorrendo aos estabelecimentos para adquirir alguns itens em ocasiões mais específicas. Assim, a expectativa é de que o tíquete médio da internet seja cinco vezes superior ao gasto em lojas físicas, alcançados média de R$ 350.
A empresa ainda não faz estimativas em relação à receita dos negócios feitos na internet. "Em um primeiro momento, o faturamento não é o mais importante. Mas esperamos que o Super Nosso em Casa se sustente como negócio já a partir do próximo ano", afirma. A demanda acima do esperado nos primeiros dias motiva a rede a estabelecer metas mais ambiciosas. "Tínhamos previsto um período de tempo para recuperação do investimento, mas, como tivemos uma demanda mais elevada, vamos fazer uma revisão e estipular uma data mais assertiva no início do próximo ano", revela.
Veículo: Diário do Comércio - MG