Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que os shopping centers perderam espaços para os supermercados quando o assunto são as compras por impulso.
Dos entrevistados 34% admitem gastar mais do que o planejado quando estão em supermercados contra 25% em shopping centers. As lojas on-line, como e-commerce e sites de compras coletivas, apareceram em terceiro lugar, com 19%.
Na avaliação do gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, a transformação dos supermercados em estabelecimentos amplos e com maior variedade de produtos é uma das razões que explicam esse fato. "Hoje os supermercados oferecem produtos que vão além de itens básicos. As redes investem cada vez mais para despertar o desejo de consumo e as estratégias vão desde ofertar produtos diferenciados até a maneira atrativa de organizar os produtos", disse.
De acordo com o estudo, as compras sem planejamento nos supermercados são uma prática comum na maior parte das classes sociais, mas demonstram ser mais recorrentes entre as famílias da classe C. Em cada dez entrevistados da classe C, pelos menos quatro responderam que são mais impulsivos nos supermercados contra 29% dos consumidores das classes A e B.
Os shopping centers são responsáveis pelas compras por impulso para 27% dos entrevistados das classes A e B enquanto que na classe C o percentual é de 22%.
Veículo: DCI