Consumidores preferem sábados, quartas e sextas-feiras para compras

Leia em 2min 10s

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) identificou que sábado é o dia da semana preferido pelo público para ir ao supermercado. O levantamento mostrou que 37% dos entrevistados optam pelo sábado para fazer as compras, seguido pela quarta-feira, com 17%, pela sexta-feira, com 16%, e pelo domingo, com 9%.

Foram menos citados a segunda-feira (6%), a terça-feira (3%) e a quinta-feira (1%). Para 2% dos entrevistados, os finais de semana e feriados são os dias ideais, e outros 7% afirmaram não terem dias determinados para as compras.

A sondagem também detalhou os hábitos por gênero. Depois do sábado, o dia preferido para compras nos supermercados pelo público feminino é a sexta-feira (17%), seguida pelo domingo e pelas quartas-feiras (empatados com 13%). Já o público masculino considera que, depois do sábado, quartas-feiras (21%) e sextas-feiras (15%) são os melhores dias para compras.

A pesquisa questionou 200 consumidores da capital sobre o fechamento da operação aos domingos e feriados. Foi identificado que 64% dos entrevistados afirmaram ser contra o fechamento nos períodos mencionados, pois é nesses dias que costumam realizar as compras com mais tranquilidade, inclusive fazendo pesquisa de preços. Para 32%, o comércio poderia fechar nesses dias, e 4% não sabiam ou não responderam.

Além disso, consultados sobre a abertura aos domingos e feriados, a grande parte (45%) afirmou ser importante que os supermercados funcionem nesses dias - neste caso, para as mulheres é ainda mais relevante: 50% delas acreditam ser importante a abertura de lojas nestes dias. Dos demais entrevistados, 21% acreditam que é essencial abrir apenas aos domingos e 7% só nos feriados.

Para apenas 27% dos entrevistados os supermercados não precisam ficar abertos nem aos domingos, nem nos feriados, ou seja, de alguma maneira, mais de 70% da população acredita que seria prejudicada com o fechamento de lojas nos domingos e/ou feriados.

Outra questão levantada foi a de escolher apenas um dia da semana em que os supermercados poderiam fechar, com menor prejuízo às rotinas dos consumidores. O dia mais citado, por 48% dos entrevistados, foi a segunda-feira, seguida pelo domingo (26%).

Shopping center

Os shoppings também aproveitam os fins de semana para atender a demanda de público. Ao abrir aos domingos e feriados essas operações ganharam 52 dias a mais de vendas ao ano e se consolidou como importante, conforme afirmou anteriormente ao DCI Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop). "O domingo fica entre o segundo e a terceiro melhor dia para as vendas dentro de um shopping", disse ele.




Veículo: DCI


Veja também

Com Pão de Açúcar, lucro global do Casino cresce 52% no semestre

A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacionaldogrupovarejista francês Casino no prim...

Veja mais
Walmart triplica a venda de aquecedores nesta semana

No Sul do País, aumento nas vendas de aquecedores foi de 300%. No Sudeste, houve 30% de aumentoA forte queda de t...

Veja mais
Pequeno varejo cresce acima da média do mercado e players criam novos formatos de loja

Quanto menor o tempo, maior a necessidade de encontrar tudo mais perto de casa ou do trabalho. E falando em supermercado...

Veja mais
Pão de Açúcar vê mercado tenso e vai buscar preço mais agressivo

Num cenário de perda de vigor da economia, o Grupo Pão de Açúcar coloca foco maior em a&cced...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar cresce mesmo com economia fraca

Apesar do cenário econômico mais difícil e do aumento das despesas operacionais no segundo trimestre...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar recua 69% no 2º tri

Empresa faz ajuste sobre fusão Ponto Frio/Casas Bahia; descontado o impacto, lucro avança  Maior rede...

Veja mais
Despesas operacionais reduzem lucro do Pão de Açúcar, mas Viavarejo surpreende

Com impacto de despesas operacionais extras, o lucro do Grupo Pão de Açúcar caiu quase 69%, para R$...

Veja mais
Com Danone, Starbucks mira supermercados

Em breve, em uma Starbucks perto de você: iogurte grego. Em parceria com a Danone, a maior operadora de cafeterias...

Veja mais
Supermercado Koch insere etiquetas eletrônicas em sua nova operação

É cada vez mais perceptível no setor empresários que apostam em tecnologias de automaç&atild...

Veja mais