Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) identificou que sábado é o dia da semana preferido pelo público para ir ao supermercado. O levantamento mostrou que 37% dos entrevistados optam pelo sábado para fazer as compras, seguido pela quarta-feira, com 17%, pela sexta-feira, com 16%, e pelo domingo, com 9%.
Foram menos citados a segunda-feira (6%), a terça-feira (3%) e a quinta-feira (1%). Para 2% dos entrevistados, os finais de semana e feriados são os dias ideais, e outros 7% afirmaram não terem dias determinados para as compras.
A sondagem também detalhou os hábitos por gênero. Depois do sábado, o dia preferido para compras nos supermercados pelo público feminino é a sexta-feira (17%), seguida pelo domingo e pelas quartas-feiras (empatados com 13%). Já o público masculino considera que, depois do sábado, quartas-feiras (21%) e sextas-feiras (15%) são os melhores dias para compras.
A pesquisa questionou 200 consumidores da capital sobre o fechamento da operação aos domingos e feriados. Foi identificado que 64% dos entrevistados afirmaram ser contra o fechamento nos períodos mencionados, pois é nesses dias que costumam realizar as compras com mais tranquilidade, inclusive fazendo pesquisa de preços. Para 32%, o comércio poderia fechar nesses dias, e 4% não sabiam ou não responderam.
Além disso, consultados sobre a abertura aos domingos e feriados, a grande parte (45%) afirmou ser importante que os supermercados funcionem nesses dias - neste caso, para as mulheres é ainda mais relevante: 50% delas acreditam ser importante a abertura de lojas nestes dias. Dos demais entrevistados, 21% acreditam que é essencial abrir apenas aos domingos e 7% só nos feriados.
Para apenas 27% dos entrevistados os supermercados não precisam ficar abertos nem aos domingos, nem nos feriados, ou seja, de alguma maneira, mais de 70% da população acredita que seria prejudicada com o fechamento de lojas nos domingos e/ou feriados.
Outra questão levantada foi a de escolher apenas um dia da semana em que os supermercados poderiam fechar, com menor prejuízo às rotinas dos consumidores. O dia mais citado, por 48% dos entrevistados, foi a segunda-feira, seguida pelo domingo (26%).
Shopping center
Os shoppings também aproveitam os fins de semana para atender a demanda de público. Ao abrir aos domingos e feriados essas operações ganharam 52 dias a mais de vendas ao ano e se consolidou como importante, conforme afirmou anteriormente ao DCI Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop). "O domingo fica entre o segundo e a terceiro melhor dia para as vendas dentro de um shopping", disse ele.
Veículo: DCI