Supermercados superam shoppings nas compras por impulso

Leia em 1min 20s

Os shopping centers do Brasil perderam espaço para os supermercados como o lugar onde as pessoas mais fazem compras por impulso, segundo resultado da pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) , divulgado nesta segunda-feira, 29.

De acordo com o estudo, 34% dos entrevistados admitem gastar mais do que o planejado quando estão em supermercados contra 25% em shopping centers. As lojas online, como e-commerces e sites de compras coletivas, apareceram em terceiro lugar, com 19%.

As compras sem planejamento nos supermercados são uma prática comum na maior parte das classes sociais, mas demonstram ser mais recorrentes entre as famílias da classe C. A cada dez entrevistados da classe C, pelos menos quatro responderam que são mais impulsivos nos supermercados contra 29% dos consumidores das classes A e B. Os shopping centers são responsáveis pelas compras por impulso para 27% dos entrevistados das classes A e B enquanto que na classe C o percentual é de 22%, revela a pesquisa.

Na avaliação dos economistas ligados ao estudo, alguns hábitos inapropriados podem contribuir para a impulsividade nas compras, como não fazer uma lista de planejamento antes de sair de casa ou até mesmo levar filhos pequenos para os supermercados. Pelo menos 26% dos entrevistados afirmam que não resistem às pressões dos filhos e acabam enchendo o carrinho com mais produtos do que deviam. Entre os pais que tem crianças de até seis anos de idade o percentual aumenta para 37% e para os que tem filhos entre sete e 15 anos é de 35%.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Clientes compram mais por impulso em supermercado

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederaç...

Veja mais
Rio Grande do Sul: Supermercadistas reduzem de 6% para 4% as vendas do setor

Segundo Agas, alta dos preços e menor renda da nova classe média causarão uma redução...

Veja mais
Consumidores preferem sábados, quartas e sextas-feiras para compras

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de S&atild...

Veja mais
Com Pão de Açúcar, lucro global do Casino cresce 52% no semestre

A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacionaldogrupovarejista francês Casino no prim...

Veja mais
Walmart triplica a venda de aquecedores nesta semana

No Sul do País, aumento nas vendas de aquecedores foi de 300%. No Sudeste, houve 30% de aumentoA forte queda de t...

Veja mais
Pequeno varejo cresce acima da média do mercado e players criam novos formatos de loja

Quanto menor o tempo, maior a necessidade de encontrar tudo mais perto de casa ou do trabalho. E falando em supermercado...

Veja mais
Pão de Açúcar vê mercado tenso e vai buscar preço mais agressivo

Num cenário de perda de vigor da economia, o Grupo Pão de Açúcar coloca foco maior em a&cced...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar cresce mesmo com economia fraca

Apesar do cenário econômico mais difícil e do aumento das despesas operacionais no segundo trimestre...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar recua 69% no 2º tri

Empresa faz ajuste sobre fusão Ponto Frio/Casas Bahia; descontado o impacto, lucro avança  Maior rede...

Veja mais