A varejista Magazine Luiza informou ontem que comprou 15 pontos comerciais da Via Varejo, empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), sendo 13 unidades no Estado de São Paulo e duas no Estado de Minas Gerais. A Via Varejo é formada da união das redes Casas Bahia e Ponto Frio e teve que se desfazer dos pontos por determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O Valor apurou que o Magazine Luiza teria pago o preço mínimo pedido pela Via Varejo, numa operação no formato de leilão. A companhia desembolsará pelos 15 pontos R$ 10,98 milhões. Para efeito de comparação, uma loja nova de eletroeletrônicos de tamanho médio custa hoje de R$ 2 milhões a R$ 3,5 milhões. O magazine pagou por ponto, em média, R$ 735 mil, mas terá que fazer reformas porque usará a sua bandeira Magazine Luiza nas unidades adquiridas.
A Via Varejo já tinha oferecido os pontos de Minas Gerais para outras redes, como a Cybelar, mas as conversas não avançaram porque não houve interesse, apurou o Valor.
A conclusão da operação de compra das unidades está condicionada ao cumprimento de certas condições, informou o Magazine Luiza em comunicado, como a aprovação pelas autoridades antitruste e assinatura de contrato pela empresa. O preço de cada um dos pontos comerciais será pago ao GPA à medida que as condições forem atendidas de forma individual.
"Com a aquisição desses pontos comerciais, o Magazine Luiza reafirma o seu compromisso com o crescimento sustentável, além de reforçar sua estratégia de consolidar os mercados atuais de operação", informou a varejista em comunicado.
O comando da companhia afirmou, semanas atrás, que pretende voltar a adquirir redes varejistas a partir de 2015, após finalizado o processo de integração de negócios comprados nos últimos anos - a rede Maia e Baú. Ao contrário da aquisição da Lojas Maia, que envolveu a compra de depósitos e transferência de empregados, o negócio divulgado ontem inclui apenas as lojas da Via Varejo.
Entre os pontos comerciais do Estado de São Paulo, sete estão localizados na região metropolitana, quatro no litoral e dois no interior. As unidades fazem parte de um conjunto de 74 lojas que precisam ser vendidas pela Via Varejo como determina o acordo fechado pela empresa com o Cade. O Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) assinado com o órgão obrigou a empresa a fechar 74 pontos comerciais em 54 cidades para obter aprovação da união de Ponto Frio e Casas Bahia, que resultou na criação da Via Varejo. A venda teria que ocorrer para um rival. As 74 unidades equivalem a 3% das vendas brutas da Via Varejo.
Em fato relevante publicado ontem, o GPA informou que um plano de alienação de 35 pontos comerciais da Via Varejo foi submetido ao órgão de defesa da concorrência. Além do negócio anunciado ontem com o Magazine Luiza, os direitos sobre dois pontos foram vendidos a outro comprador e 18 pontos foram comercializados em novembro.
Veículo: Valor Econômico