Ao final de 2012 e início de 2013, a expectativa inicial da Associação Paulista de Supermercados (APAS) no que diz respeito ao crescimento para este ano no setor supermercadista girava em torno de 5 a 5,5%. Entretanto, o processo inflacionário que assolou a economia brasileira ao longo do primeiro semestre impactou diretamente no poder de compra da população e, consequentemente, as vendas sofreram um decréscimo em virtude da alta generalizada dos preços, o que trouxe novas projeções para o fechamento do ano. Neste contexto, a expectativa de crescimento para o setor, já no mês de maio, girava em torno de 4,5%, o que deve ser confirmado até o final de 2013.
Até o momento, o setor supermercadista apresenta um crescimento real aproximado de 3% em relação a 2012. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol no País, o setor de alimentos e bebidas deve ser impactado positivamente e, desta maneira, a expectativa de crescimento fica na ordem de 4,5% em relação a 2013.
Mais uma vez, o setor deverá crescer acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e demais atividades econômicas, o que proporcionará o aquecimento da geração de emprego e, consequentemente, da evolução da renda brasileira. Tal projeção é expressiva, uma vez que o setor já apresenta um crescimento desta magnitude em 2013 e, portanto, a base de comparação é elevada.
Lançamento de produtos
Seguir os passos de líderes como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart parece uma das ações da rede Lopes Supermercados, que tem aumentado o sortimento de produtos marca própria. A ideia é apresentar opções desenvolvidas para facilitar as atividades dos clientes, o que começa a dar resultado, de acordo com a empresa. A Lopes afirma que a estratégia já começa a ter grande aceitação, impulsionando e incentivando o desenvolvimento de novas categorias. Por meio da assessoria, a empresa ressalta que, atualmente, a marca comercializa mais de 620 produtos entre itens de mercearia; limpeza; bazar; hortifrúti e padaria, entre outras. "O crescimento da família de produtos Lopes nos mostra o fortalecimento da marca e a possibilidade de expansão no mix de produtos", afirmou Gustavo Estefani, gestor da marca própria, por meio de nota.
Veículo: DCI