Em um ano de funcionamento, recém-completado, a fábrica "verde" da Leão Júnior, primeira planta deste modelo do Sistema Coca-Cola na América Latina, confirma a redução mensal do consumo de água e energia em 23% e 36%, respectivamente, durante o período. "É uma economia significativa. Se pudéssemos dimensionar, a água seria o equivalente a um milhão de copos de chá-mate Matte Leão de 300 ml. E a energia poderia iluminar 100 casas de quatro pessoas por um período de um mês", diz Mauro Ribeiro, diretor de Relações Institucionais do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (Sabb), empresa que desde outubro de 2010 passou a gerir todas as unidades da Leão Júnior no País.
A administração da fábrica adotou também medidas de gestão com foco na redução da "pegada de carbono". Alguns exemplos das medidas adotadas são o aumento de contratação de pessoas residentes no município onde a unidade fabril está instalada, representando 33% do quadro funcional atual, além da disponibilização de vagas no estacionamento dedicadas para quem tem carro com combustível renovável e para quem adota a prática de oferecer carona a seus colegas de trabalho e incentivo no uso de bicicleta como meio de locomoção ao local de trabalho.
Com mais de 109 anos de existência, a Leão lidera o mercado brasileiro de chás em todos os segmentos com a marca Matte Leão. O portfólio de produtos conta com mais de 100 tipos de chás secos e prontos para beber, disponíveis em embalagens para atender vários perfis de consumidores. A empresa apresenta cinco marcas em seu portfólio: Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Guaraná Power, Kashaya Tea e o Chimarrão dos Pampas.
Veículo: DCI