De 30 produtos pesquisados, 25 têm valores iguais ou mais baixos na lojas virtuais
Compre mais barato pela internet. Essa é a conclusão de levantamento feito pelo JT na semana passada em seis redes varejistas de São Paulo. Dos 30 itens pesquisados, 25 tinham preços iguais ou menores na internet do que os encontrados nas lojas físicas.
Foram pesquisados seis produtos: TV de LCD, aparelho de vídeo blu ray, geladeira, fogão, lavadora de roupa e micro-ondas. Enquanto 14 artigos podiam ser comprados pelo mesmo preço, 11 estavam mais baratos nos endereços eletrônicos e apenas cinco saíam mais em conta nas lojas físicas (veja ao lado as variações).
A diferença de preços chegou a 18% no micro-ondas da Consul, que saía por R$ 319 no site do Carrefour e R$ 389 na loja física da rede, uma economia de R$ 70. Em geral, as diferenças giram em torno de 10% do preço, o que pode significar até R$ 200 a menos na compra de uma TV de LCD da Samsung no endereço eletrônico da empresa.
Mais ofertas
Os preços mais baixos nos sites são resultado de promoções, além de custos operacionais menores no comércio online. Os próprios funcionários das lojas físicas confirmam. “O site é mais barato mesmo. Não tem comparação”, afirma um vendedor do Carrefour.
De todo modo, o consumidor deve sempre ficar atento aos preços cobrados nas lojas virtuais e físicas. Isso porque elas trabalham de forma independente e as promoções não são as mesmas.
“A loja física deseja criar fluxo dentro da loja, enquanto na internet não há opção a não ser oferecer descontos”, explica Eugenio Foganholo, diretor da consultoria Mixxer, especializada em varejo.
A variação de preços só não é maior porque o mercado dos produtos pesquisados é dominado por grandes indústrias, diz Nelson Beltrame, diretor associado da Felisoni Consultores, também especializada em varejo. “Elas fazem com que o preço não seja muito diferente em cada canal para não prejudicar vendas.”
Ponto Frio e Extra confirmam que as lojas física e virtual trabalham com calendários promocionais diferentes. O Carrefour e o Wal-Mart lembram que o site é um canal de venda que tem seu próprio público alvo, o que explica a oscilação de preços.
Poder para negociar
Com o comércio eletrônico crescendo a taxas de 30% por ano, segundo a consultoria de comércio online e-bit, a tendência é que mais pessoas percebam vantagens em comprar pela internet. Os descontos são a principal estratégia dos sites para fidelizar os consumidores de várias faixas salariais, explica Beltrame.
Por outro lado, lembram os consultores, as lojas físicas não querem perder espaço e o consumidor pode se valer disso ao usar os preços coletados no site na negociação.
Veículo: Jornal da Tarde