Cartões de lojas têm juros de 541%

Leia em 2min 20s

Percentual está acima do praticado pelas operadoras, que é de 259% ao ano, segundo pesquisa da ProTeste

 

Ter um cartão de crédito de um supermercado, posto de combustíveis ou loja de departamentos nem sempre é um bom negócio. Em muitos casos, vira um verdadeiro peso no bolso. O serviço oferecido por essas redes pratica juros de até 541% anuais, considerado acima do mercado. Além disso, os clientes pagam tarifas que chegam a, no máximo, R$ 47,88 ao ano como forma de compensar a isenção da anuidade anunciada pelos estabelecimentos.

 

A constatação foi feita numa pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) elaborada em maio. Os juros do rotativo desses cartões ficam muito acima dos 259% ao ano usado no sistema convencional das operadoras de cartão de crédito.

 

Ainda de acordo com o levantamento, o maior índice de 541% é encontrado no Carrefour. “Muitas pessoas optam por ter esses cartões de olho nos descontos concedidos para quem tem o serviço, mas no final fica tudo a mesma coisa”, explicou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste.

 

No caso das tarifas, ela destaca que as gerenciadoras desses cartões em especial cobram tarifas e custos de manutenção sem os clientes saberem. Um exemplo disso é a cobrança extra pela emissão da fatura. Se a pessoa usa o cartão todo o mês, pagará até R$ 47,88 num ano.

 

Nessa situação, a maior tarifa foi achada pela ProTeste na rede de supermercados Savegnago, que atua no interior. “Na maioria das vezes, a cobrança acontece sem o consentimento do cliente”, lamenta Maria Inês.

 

O Carrefour informou que as taxas cobradas seguem a média do mercado. Atualmente, são praticados percentuais desde 2,9% até 15,99% ao mês, afirmou a rede em nota.

 

Já o Supermercados Savegnago admitiu que a única taxa cobrada é o custo manutenção de conta de R$ 3,99 caso a pessoa utilize o cartão no mês. Caso o mesmo não é usado, a tarifa taxa não é praticada.

 

Evite ao máximo a tentação

 

Para os especialistas na defesa do consumidor e em finanças, os clientes de lojas, supermercados e postos de combustíveis precisam seguir apenas uma única orientação nessa situação. As pessoas devem, sobretudo, evitar o uso desses cartões de crédito oferecidos pelas grandes redes para fugir das taxas e dos juros exorbitantes.

 

A coordenadora institucional da ProTeste, Maria Inês Dolci, explica que não vale a pena o consumidor usar esse cartão em busca de descontos. Muitos estabelecimentos atrelam promoções ao uso do sistema. “O cartão convencional costuma ter taxas menores.”

 


Veículo: Diário de S.Paulo


Veja também

Comércio Eletrônico

Varejo puxa alta das vendas pela internet na AL Os latino-americanos compram cada vez mais pela internet. Estudo da Amer...

Veja mais
Carrefour amplia oferta de produtos em sua loja virtual

O Carrefour lançou duas novas categorias em sua plataforma de e-commerce: Bebês e Esporte&Lazer. Com o ...

Veja mais
Walmart lança iniciativa de unir comércio eletrônico e responsabilidade social

O site de comércio eletrônico do Walmart Brasil (www.walmart.com.br) agrega uma nova categoria à sua...

Veja mais
Walmart prevê que comércio eletrônico vai aumentar 100%

A varejista norte-americana Walmart projeta crescimento de 100% para o comércio eletrônico (e-commerce) da ...

Veja mais
Mercado quer mais regras em setor de cartões

Enquanto os representantes do setor discutem em Brasília a regulamentação do setor de cartõe...

Veja mais
Onda Mobile e LG têm novos celulares com TV

Para conquistar espaço no mercado de celulares com televisão digital, a LG Electronics do Brasil e a itali...

Veja mais
No Brasil, iPad substitui PC e até celular

O que era para ser um objeto de luxo, voltado para o entretenimento, está aos poucos sendo adotado como ferrament...

Veja mais
Tecnologia pode ajudar setor a acelerar ganhos da década

A pecuária brasileira avançou meio século na última década. Os números comprov...

Veja mais
Venda on-line de alimentos em capitais ajuda Walmart a faturar

Pelo site, varejista planeja expandir movimento a ponto de duplicar a receita este ano em relação a 2009 ...

Veja mais