Copa do Mundo eleva vendas do e-commerce

Leia em 3min

O comércio eletrônico no País tem muit5o o que comemorar graças à Copa do Mundo. O torneio está ampliando a venda online de eletrônicos – principalmente aparelhos de TV de tela plana –, artigos esportivos, produtos de cama, mesa e banho e até flores. Com o aumento nas vendas de produtos de maior valor agregado, o tíquete médio do e-commerce deverá registrar elevação significativa. Segundo o diretor geral da e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, Pedro Guasti, as vendas na Copa devem seguir o exemplo do torneio de 2006.

 

"Em 2006, o comércio eletrônico cresceu 76%. Esse foi o maior índice de crescimento já registrado no setor e foi fortemente influenciado pelas vendas para o mundial de futebol daquele ano. É provável que um fenômeno semelhante ocorra em 2010, principalmente pela estabilidade da economia e a maior confiança dos consumidores no canal web", diz Guasti.

 

Saldão – A Braspag, empresa do Grupo Silvio Santos, anunciou que estendeu o 'Saldão na Internet' para até o dia 27 de junho, dando oito dias a mais para os consumidores aproveitarem os descontos. Aberto para atender às datas sazonais, o portal com 30 lojas virtuais, como Polishop, Bayard e  PortCasa começou a funcionar em 9 de junho.

 

A expectativa é a de que as vendas sejam 25% superiores às registradas no final de 2009, que chegaram a R$ 10 milhões. Segundo o gerente de projetos da Braspag, Renann Fortes, os eletrônicos devem somar um tíquete médio de R$ 500. "Às vezes, colocamos um produto de manhã no site e às 4 da tarde já esgotou", diz ele.

 

Em dia de jogo do Brasil, porém, o comércio é fraco, "quase um domingo", afirma o gerente. Aparelhos de  televisão vendem bem e promoções de brindes dentro do saldão, como 'compre uma TV e leve uma camisa do Brasil' fazem sucesso entre os internautas.

 

Impulso – As vendas por impulso são elevadas no e-commerce, inclusive de madrugada. "Percebemos pelo número de boletos bancários que não são pagos. Ou então, a pessoa desiste de comprar quando chega na página de pagamento com o cartão de crédito, opção escolhida em 80% das vendas." Segundo ele, o segredo para vender bem é facilitar o máximo possível para o consumidor e oferecer todos os meios de pagamento. "Ainda vejo sites com problemas de fluxo de navegação, onde a pessoa não acha o botão da compra ou não se sente segura na página", diz.

 

Para Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, uma das empresas presente no saldão, participar da ação funciona para "comunicar a marca". O forte das vendas é feito mesmo pelo site próprio da empresa (www.giulianaflores.com.br). Nesta Copa, a terceira para a qual se prepararam, há mais de 40 opções de arranjos temáticos. "A ação está bem mais agressiva", diz ele, que espera vender 20% a mais que em 2006.

 

A loja virtual faz bolões, em sua página no twitter, nos jogos do Brasil." No domingo, contra a Costa do Marfim, 114 pessoas 'apostaram' na vitória brasileira e, após um sorteio, o vencedor ganhou um arranjo de flores. "Não são ações de venda, mas fazem com que a pessoa lembre da marca quando ela precisar." Durante os jogos, a loja virtual registra queda de 20% nos pedidos.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Lojistas querem intervenção do governo no setor de cartões

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, afirm...

Veja mais
Consumidor inteligente

Hoje, antes de de adquirir qualquer bem as pessoas utilizam meios eletrônicos para levantamento de dados e, poster...

Veja mais
Empresas vigiam suas marcas nas redes sociais

Queixa feita no Twitter tem resposta rápida   No aeroporto, prestes a embarcar, um cliente do banco Ita&ua...

Veja mais
Um pré-pago de vantagem

Para conquistar a classe C, empresas como Walmart e Bradesco oferecem créditos para celulares como bônus &...

Veja mais
Varejo já fatura com o fim da exclusividade no setor de cartões

Lojistas conseguem redução do aluguel de terminais e taxa menor   Com seis lojas em São Paul...

Veja mais
Má gestão de software causa prejuízos

Gastos de TI podem cair até 35% com gerenciamento, mas companhias negligenciam controle no país  &nb...

Veja mais
Segmento de TI atinge 6,6% da receita do varejo

Venda de produtos relacionados à tecnologia da informação, como celulares e computadores, gerou R$ ...

Veja mais
Mais jovem, consumidor on-line ganha o dobro

Os consumidores que optam pelas compras via internet são mais jovens e ganham mais que o dobro dos que preferem o...

Veja mais
Internet entra na TV e chega à 'era do sofá'

Convergência: Portais firmam acordos com fabricantes para transmitir conteúdo antes só disponí...

Veja mais