Pela primeira vez desde que começou a ser apurado em 2009, o Índice de Confiança do e-consumidor registrou exatamente o mesmo patamar em dois meses consecutivos
Pela primeira vez desde que começou a ser apurado em 2009, o Índice de Confiança do e-consumidor registrou exatamente o mesmo patamar em dois meses consecutivos. O estudo apurou a opinião 113.948 pessoas que fizeram compras em lojas virtuais brasileiras entre os dias 1 e 31 de maio. A principal constatação é que 86,03% delas estão satisfeitas com o desempenho do e-commerce no país. O patamar é igual ao que havia sido revelado em abril.
O indicador é desenvolvido pela e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), dedicado a atuar na educação do usuário final em relação às melhores práticas na web.
A coordenadora do MIS, Marinês de Assis Gomes, afirma que o resultado de maio parece indicar a consolidação de um patamar de confiança considerado extremamente positivo para o segmento. “A marca de 86,03% fica mais de um ponto percentual acima do patamar considerado de excelência pela camara-e.net que é 85%. O fato dele ter se repetido em abril e maio, quando o mercado esteve muito aquecido pode ser uma demonstração de que esta seja a média da percepção do usuário sobre a eficiência e segurança da rede para fazer compras”, diz.
Já o diretor executivo da camara-e.net, Gerson Rolim salienta que a estabilidade do índice de confiança revela o acerto das lojas no que diz respeito a investimentos na tecnologia de segurança, procedimentos logísticos e treinamento. “Os varejistas eletrônicos estão conseguindo dar o mesmo nível de atendimento independente de variações no volume de compras”, completa.
De acordo com o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, a satisfação do e-consumidor acima de 86,03% em Maio é positiva, principalmente tendo em vista o período de alta demanda que o e-commerce enfrentou. “As vendas no comércio eletrônico estavam aquecidas pelo Dia dos Namorados e pela Copa do Mundo. O índice aponta que o setor conseguiu reagir bem à grande demanda recebida pelas lojas, deixando seus consumidores satisfeitos”, explica o executivo.
Nas pesquisas que medem a confiabilidade os e-consumidores são estimulados a expressar o nível de satisfação com base em dez quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.
Veículo: Jornal do Commercio - AM