Consumidor rejeita os pagamentos via celular

Leia em 1min 30s

O consumidor ainda se sente inseguro na hora de pagar as contas por meio do telefone celular. É isso o que revela pesquisa divulgada ontem pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP). De acordo com o levantamento, 75,56% dos entrevistados pessoalmente responderam que não achariam seguro usar o aparelho para pagar contas, enquanto que, entre os internautas, o percentual atingiu 66,22%.

 

O estudo da Fundação Procon-SP foi feito para verificar a receptividade dos consumidores a essa nova forma de quitação de faturas, chamada de "mobile payment" (pagamento móvel), que permite o uso do celular no lugar do cartão de crédito ou de débito. O recurso está disponível em algumas capitais brasileiras.

 

Segundo a Fundação Procon-SP, embora inovador, o sistema não está imune a falhas, uma vez que consiste em transmissão de informações pessoais e senhas em um ambiente portátil.

 

Conforme a fundação, isso é um fator que causa insegurança ao consumidor. Outro ponto de incerteza revelado é que os sistemas adotados não garantem a proteção dos dados nem a eficiência na transmissão. Para sanar esses defeitos, o consumidor teria de buscar planos mais caros e aparelhos melhores. A Fundação Procon-SP  ainda questiona quais serão as estratégias adotadas pelas operadoras para assegurar um ambiente virtual mais seguro para o consumidor.

 

As entrevistas pessoais foram realizadas entre 12 e 16 de abril, com a aplicação de 245 questionários. A sondagem, que abordava apenas a segurança no sistema de pagamento de contas via celular, foi direcionada a todos os internautas que visitaram o site da Fundação Procon-SP entre 12 e 19 de abril, em um total de 3.840 acessos. Para esse grupo, não houve segmentação por sexo, faixa etária, escolaridade ou classe social.

 

Veículo: Diário do Comércio - São Paulo


Veja também

POS: mercado em ascensão

A unificação de máquinas de cartão de crédito aumentará a venda de terminais. ...

Veja mais
Avalanche de produtos testa o consumidor

Inovação: Ritmo acelerado de lançamentos de TVs, celulares e PCs mexe com o comportamento dos usu&a...

Veja mais
Comércio eletrônico ainda mostra confiança

Pela primeira vez desde que começou a ser apurado em 2009, o Índice de Confiança do e-consumidor re...

Veja mais
Hipercard adota plataforma inteligente para atender 2/3 de clientes

A Hipercard, do Grupo Itaú Unibanco, implantou um novo sistema de atendimento automático na sua central re...

Veja mais
Mercado de cartões vive 'nova era' de competição

A partir do dia 1º de julho, lojistas vão precisar de uma só máquina para cartões de cr...

Veja mais
Número de tarifas de cartões de crédito deve cair pela metade

Expectativa é que a regulamentação do setor fixe 20 cobranças   O número de ta...

Veja mais
Copa do Mundo eleva vendas do e-commerce

O comércio eletrônico no País tem muit5o o que comemorar graças à Copa do Mundo. O tor...

Veja mais
Lojistas querem intervenção do governo no setor de cartões

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, afirm...

Veja mais
Consumidor inteligente

Hoje, antes de de adquirir qualquer bem as pessoas utilizam meios eletrônicos para levantamento de dados e, poster...

Veja mais