O consumidor ainda se sente inseguro na hora de pagar as contas por meio do telefone celular. É isso o que revela pesquisa divulgada ontem pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP). De acordo com o levantamento, 75,56% dos entrevistados pessoalmente responderam que não achariam seguro usar o aparelho para pagar contas, enquanto que, entre os internautas, o percentual atingiu 66,22%.
O estudo da Fundação Procon-SP foi feito para verificar a receptividade dos consumidores a essa nova forma de quitação de faturas, chamada de "mobile payment" (pagamento móvel), que permite o uso do celular no lugar do cartão de crédito ou de débito. O recurso está disponível em algumas capitais brasileiras.
Segundo a Fundação Procon-SP, embora inovador, o sistema não está imune a falhas, uma vez que consiste em transmissão de informações pessoais e senhas em um ambiente portátil.
Conforme a fundação, isso é um fator que causa insegurança ao consumidor. Outro ponto de incerteza revelado é que os sistemas adotados não garantem a proteção dos dados nem a eficiência na transmissão. Para sanar esses defeitos, o consumidor teria de buscar planos mais caros e aparelhos melhores. A Fundação Procon-SP ainda questiona quais serão as estratégias adotadas pelas operadoras para assegurar um ambiente virtual mais seguro para o consumidor.
As entrevistas pessoais foram realizadas entre 12 e 16 de abril, com a aplicação de 245 questionários. A sondagem, que abordava apenas a segurança no sistema de pagamento de contas via celular, foi direcionada a todos os internautas que visitaram o site da Fundação Procon-SP entre 12 e 19 de abril, em um total de 3.840 acessos. Para esse grupo, não houve segmentação por sexo, faixa etária, escolaridade ou classe social.
Veículo: Diário do Comércio - São Paulo