Help Desk Day

Leia em 3min

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Os exemplos do binômio "cotidiano-tecnologia" são os envios de mensagens via celular, a utilização do terminal de um banco ou o uso do cartão em uma catraca eletrônica de ônibus. No entanto, as falhas são praticamente inevitáveis em qualquer tipo de tecnologia.

 

Para manter a tecnologia sempre disponível - as organizações possuem os chamados departamentos de suporte técnico ou departamentos de Help Desk e Service Desk - para atender usuários que necessitam de suporte técnico ou que requisitam determinados procedimentos como melhorias de processos, instalação de software, entre outros. Na execução do trabalho, a boa comunicação é considerada essencial para que o problema possa ser compreendido e efetivamente resolvido pelo suporte técnico.

 

Segundo o diretor geral, criador e fundador da 4HD, Roberto Cohen, profissional reconhecido no mercado e especialista no setor, os help desks são constituídos sobre a tríade pessoas, tecnologias e processos. Para ele, hoje em dia, os gerentes destas áreas encontram no mercado de fornecedores um grande leque de ferramentas para suprir a lacuna tecnologia. "Eles possuem bom conhecimento sobre como organizar os mecanismos que envolvem processos, contudo, pouco se sabe - no Brasil - quais tipos de competências, treinamento e formação são importantes para o aspecto pessoas", completou o especialista.

 

Uma pesquisa elaborada por Roberto Cohen, realizada com 144 empresas, aponta que 67% dos pesquisados perceberam que seus técnicos necessitam desenvolver suas competências para resolver problemas. Destacou-se, ainda, com percentuais aproximados, dar e receber feedback (52%); habilidade para perguntar (50%); raciocínio lógico (49%); trabalhar sob pressão (45%); lidar com conflitos (43%); espírito de equipe (42%). Para Cohen, no help desk os problemas acontecem de maneira inusitada, algumas vezes sem qualquer retrospecto que possa nortear a ação do técnico e, em outras vezes, gerando uma percepção de exagero ou ilusão do próprio usuário. "Os departamentos foram montados para resolver problemas, é natural que esta seja a principal qualidade desejada", contou.

 

A pesquisa demonstrou também as áreas nas quais as empresas realizam investimentos de treinamento para seus técnicos. Segundo ele, 54% das organizações ensinam a seus técnicos a tecnologia manipulada pelos usuários. " natural exigir destes técnicos um conhecimento superior, pelo menos, à maioria de seus usuários", afirmou.

 

De acordo com o especialista, 53% do grupo pesquisado ensina seus técnicos a manejarem ferramentas que irão auxiliar no seu objetivo de prestar um suporte técnico eficiente. "Em seguida, dois conjuntos de 41% e 21% aplicam treinamento em questões comportamentais e de serviços aos usuários, que envolvem habilidades de comunicação, comportamento, gerenciamento de stress e pressão, solução de problemas e competência para ouvir e realizar perguntas." Já um grupo de 10% declarou que não oferecem nada a seus técnicos.

 


Implementação Itil - Desenvolvida no final dos anos 80 pela Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA), a Information Technology Infrastructure Library (Itil) é uma biblioteca composta de sete livros que orientam as empresas na administração da área de informática. Refere-se a um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços. Cohen disse que o Help Desk Day ilustra vários aspectos do Itil na sua forma prática, semeando a preocupação nos gestores em seguir processos e como eles podem ser implementados tanto em pequenas empresas, quanto nas médias.

 

"Hoje, o Itil já é um ambiente "de facto" no Brasil e não pode ser menosprezado", ressaltou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Ericsson pretende dobrar produção

A Ericsson optou por ir contra a tendência de terceirizar - ao menos parte da produção usual entre f...

Veja mais
Com Caixa, Cielo e Redecard travam nova batalha

Na largada, credenciadoras vão brigar por uma base de 360 mil estabelecimentos comerciais   A Caixa Econ&o...

Veja mais
Bandeira Elo traça plano para ganhar mercado

O juro mais competitivo e a ausência da taxa de anuidade deverão ser dois dos atrativos dos novos cart&otil...

Veja mais
Submarino sofre ataque de gigantes

Afortes impõe à B2W o desafio de defender sua liderança de mercado sem prejudicar os resultados che...

Veja mais
Pão de Açucar inicia vendas pelo celular

Pão de Açucar Delivery pode ser baixado em aparelhos com sistemas Android, iPhone, iPod touch e iPad &nbs...

Veja mais
Varejo abre espaço para especializadas

Empresas novatas crescem com serviços de instalação e suporte; compradores de primeiro computador s...

Veja mais
Americana Groupon investe US$ 150 mi em emergentes

O site americano de compras coletivas Groupon Clube Urbano está investindo US$ 150 milhões para fincar sua...

Veja mais
Walmart impulsiona área on-line

O site da rede Walmart (www.walmart.com.br) passou a agregar uma nova categoria de produtos: a linha de cama, mesa e ban...

Veja mais
Compra com cartão não deve ser mais cara

Quem já não se deparou com a situação de, ao sacar o cartão de crédito para pa...

Veja mais