Venda na internet sobe 40% em 2010

Leia em 2min 30s

As vendas de bens de consumo por meio da internet cresceram 40% no ano passado, para R$ 14,8 bilhões, e devem apresentar expansão de 30% em 2011, para R$ 20 bilhões, conforme a 23ª edição do relatório WebShoppers, elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Para o primeiro semestre deste exercício, a expectativa de faturamento é de R$ 8,8 bilhões. Espera-se também que 4 milhões de pessoas façam sua primeira compra virtual nos seis primeiros meses deste ano.

 

No exercício passado, o desempenho do comércio eletrônico brasileiro foi impulsionado pela Copa do Mundo, que contribuiu para a venda de televisores de tela fina, principalmente aparelhos LCD. Com isso, o valor médio das compras aumentou 11% ante 2009, para R$ 373. Do total das vendas do período, as datas comemorativas - Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal - responderam por cerca de R$ 4,5 bilhões. Somente o Natal foi responsável por R$ 2,2 bilhões, 40% acima do mesmo período de 2009.

 

A consolidação de grupos de varejo também contribuiu para aumentar a confiança dos consumidores nas vendas pela internet, de acordo com o levantamento. O número de pedidos no ano ultrapassou 40 milhões, ante 30 milhões em 2009. Já o número de e-consumidores que já fez pelo menos uma compra online chegou a 23 milhões em 2010, ante 17,6 milhões no ano anterior.

 

Segundo a sondagem, as categorias mais vendidas foram eletrodomésticos, com 14% de participação, livros, assinaturas de revistas e jornais (12%), saúde, beleza e medicamentos (12%), informática (11%), e eletrônicos (7%).

 

A pesquisa apontou também que consumidores de baixa renda (famílias com renda declarada de até R$ 3 mil) respondem por 50% do mercado. Nessa faixa, 31% dos usuários informaram não ter fechado compras nos últimos seis meses e 6% realizaram mais de dez compras nesse intervalo.

 

Dados do Índice e-bit/Internet Segura de Confiança dos Consumidores de Comércio Eletrônico apontam aprovação de 86,62% no ano passado, acima do patamar de excelência, calculado em 85%.

 


Compras coletivas - Já uma pesquisa realizada entre 10 e 14 de março apontou que 61% dos consumidores virtuais informaram conhecer o conceito de compras coletivas, em que sites oferecem ofertas de produtos ou serviços ativadas por um número mínimo de vendas de cupons. Dos que conhecem, 49% já fizeram alguma aquisição.

 

Entre aqueles que já experimentaram esse formato de negócios, 82% têm a intenção de fazer compras novamente em sites de compras coletivas nos próximos três meses, 37% souberam do serviço por indicação de amigos e parentes e 19% informaram ter recebido promoção por e-mail. Conforme o WebShoppers, esse mercado "caminha para a consolidação".

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

 


Veja também

Esquenta disputa entre fabricantes

Na liderança, Cisco enfrenta concorrentes como HP e Juniper   Os fabricantes de equipamentos de redes, co...

Veja mais
RFID: ela ainda vai seduzir o varejo

A tecnologia de Radio Frequency IDentification (RFID - Identificação por Radiofrequência), pela qual...

Veja mais
HP amplia canais de vendas com loja virtual no YouTube

Cenário: Fabricante aposta no serviço on-line para influenciar o varejo   Dar risadas ao ver v&iacu...

Veja mais
Extra e Walmart começam a vender iPad

Se para o varejo brasileiro o ano passado foi marcado pela disputa pelo mercado de TVs, em virtude das vendas para a Cop...

Veja mais
Como fazer melhor uso do seu cartão de crédito

Novas regras para a utilização do dinheiro de plástico tentam disciplinar os consumidores para evit...

Veja mais
E-commerce lidera reclamações do Proteste em 2010

O comércio eletrônico foi líder de reclamações da Proteste em 2010. Segundo a associa&...

Veja mais
Cartão de crédito puxa vendas em BH

Os meios eletrônicos de pagamento - cartão de crédito e de bandeira própria - foram os instru...

Veja mais
Operadora de telefone móvel anuncia portal de compras coletivas

Com a ideia de aproveitar o bom momento visto atualmente na área de compras coletivas no Brasil, a operadora de c...

Veja mais
Produto divertido é nicho de mercado em comércio virtual

Empresários garimpam artigos no Brasil e no exterior para abastecer site de compras   Pen drive em formato...

Veja mais