O software que promete um caimento perfeito

Leia em 4min 10s

Comprar roupas on-line é algo que promete: vendas rápidas, estilos atualizados, imagens dos bastidores dos desfiles de moda e entrevistas exclusivas com estilistas. O que todo consumidor quer e nenhum site provê é a garantia de que a roupa vai servir.

Alguns matemáticos de Boston acham que podem ajudar. Eles desenvolveram um programa de computador que usa as roupas que já estão em seu armário, entre outras coisas, para prever se o próximo vestuário vai servir.

A tecnologia, chamada True Fit, algo como "talhe perfeito", foi lançada recentemente em sites de varejistas americanos como Macy's e Nordstrom. A True Fit vai prever o tamanho dos consumidores em cerca de 350 marcas de moda, e espera-se que o número dobre até o fim do ano.

Obter um caimento perfeito logo de cara é um grande sonho do varejo on-line. Vários varejistas nos Estados Unidos dizem que entre 20% e 40% de suas vendas via internet são devolvidas, principalmente por erros no tamanho. Retornos de peças que não serviram são "o maior problema que todos nós temos na internet", diz Stephen Budd, diretor de grupo da BCBG Max Azria Group, uma das grifes que está participando. "Minha esposa é uma vítima", acrescenta. "Ela compra dois deste, dois daquele, e devolve um."

Quando se trata de saber o tamanho do consumidor on-line, "temos de aprender e rápido", diz Colin Johnson, porta-voz da Nordstrom, que agora vê o site Nordstrom.com como um de seus principais pontos de venda.

Contudo, muitas tecnologias usadas para achar o tamanho certo em compras on-line foram testadas e fracassaram. Varejistas já criaram manequins virtuais para os clientes vestirem e instalaram escâners de corpo nas lojas. Mas a freguesia tem relutado em participar de sistemas que requerem muito trabalho e tempo.

Para roupa feminina em particular, tirar o tamanho é difícil. O médio de uma marca pode ser pequeno em outra, principalmente porque grifes de moda desenham suas peças de formas diferentes, usando suas próprias especificações secretas para criar moldes. Lojas on-line normalmente pedem aos consumidores que consultem tabelas de tamanhos ou digitem suas medidas, o que pode tomar muito tempo.

"A fita métrica é imprecisa", diz Bill Adler, diretor-presidente da True Fit. As pessoas muitas vezes medem errado. Quando pesquisadores da True Fit começaram a desenvolver o sistema cinco anos atrás, eles notaram que alguns participantes usavam fitas metálicas, dessas usadas em construção. E a True Fit descobriu um segredinho perverso dos consumidores: até quando fazem compras para si mesmas, as pessoas mentem suas medidas.

A Macy's experimentou, entre outros métodos, um sistema que criava avatares para os clientes, mas ele não funcionou bem, diz o diretor superintendente da Macy's.com, Kent Anderson. A varejista está estudando uma tecnologia futurista que usa a câmera do celular para medir as dimensões do corpo e compara as medidas com as das roupas.

Mas testes da True Fit com jeans da Macy's levaram a uma alta das vendas e reduziram devoluções, e a companhia está trabalhando na expansão da ferramenta para outras roupas femininas, acessórios e, depois, roupas masculinas. "Estou entusiasmado com os resultados", diz Anderson.

Ao contrário da maioria das outras tecnologias para esse fim, a True Fit evita a fita métrica, usando no lugar dela vastas quantidades de dados. Ela tem acesso a um grande número de especificações de vestuários de várias marcas, tanto para homens quanto para mulheres, embora a Macy's e a Nordstrom estejam começando com estilos femininos.

Marc Crossman, presidente da grife americana Joe's Jeans, diz que aceitou dar à True Fit acesso ao banco de dados de modelos e especificações de sua empresa por que ficou animado com o projeto. "Nossa maior preocupação era revelar nossa receita secreta, que é o nosso talhe", diz ele.

Os algoritmos da True Fit calculam o tamanho e a forma do cliente com base em informações dadas por ele ou ela e comparam isso com as especificações das peças que o cliente quer comprar. O programa então pode recomendar um tamanho para cada roupa, descrevendo como espera que ela vá cair em áreas complicadas como busto e cintura. Ele também sugere outras peças que serviriam bem. A empresa informa que o programa está disponível em várias línguas e que planeja uma expansão internacional, incluindo a América Latina.

Os fregueses podem criar um perfil informando sua idade, altura e peso e respondendo a perguntas sobre a forma de seu corpo. (Por exemplo, o programa pergunta em que altura da barriga fica seu umbigo - no alto, no meio ou embaixo.) Então os consumidores escolhem, em seu próprio guarda-roupas, peças que lhes caem bem e identificam as marcas, estilos e tamanhos.

A True Fit afirma que não coleta "informações pessoalmente identificáveis", e que os dados da compra ficam armazenados com os varejistas. Os dados de medidas do comprador vão com ele para a maioria dos varejistas participantes. Assim, alguém pode se registrar no True Fit no Macys.com e receber recomendações de tamanho do True Fit no JoesJeans.com.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Concorrência com importados chega ao comércio online

Com foco no crescente mercado consumidor do País, os sites estrangeiros já oferecem diversas facilidades p...

Veja mais
Precificação por radiofrequência garante o sucesso das etiquetas eletrônicas

Desde que a RR Etiquetas entrou no mercado de precificação eletrônica por radiofrequência, mai...

Veja mais
35,5% dos e-mails não são entregues

Índice do país é bem superior à média global de 23,5% e está entre os piores.A...

Veja mais
Lojas 3.0: evolução do varejo

Conquistar o cliente, atender suas expectativas, comercializar o produto e ser prestativo no pós-venda são...

Veja mais
Fraudes geram milhões em prejuízos para setor de cartões

A fraude com cartões no comércio eletrônico mundial cresceu 26%, de US$ 2,7 bilhões em 2010 p...

Veja mais
Pedir comida pela Internet vira um novo nicho de mercado

A encomenda de comida pela Internet ganha cada vez mais adeptos no Brasil e o segmento atrai as empresas especializadas ...

Veja mais
Cartão é unanimidade no comércio de Belo Horizonte

Nas vendas à vista ou a prazo, o cartão de crédito mantém a liderança isolada na pref...

Veja mais
Regras claras e logística afetam os sites

A regulamentação do setor de comércio eletrônico no Brasil caminha a passos lentos, e mesmo c...

Veja mais
Com gestão de loja física, B2W enfrenta problemas

Depois de chegar a controlar 57% do mercado de comércio eletrônico do país em 2007, no ano em que a ...

Veja mais