Abras participa da Conferência Internacional de Automação e Logística da GS1

Leia em 2min 10s

O presidente da Abras, Sussumu Honda, e o superintendente, Tiaraju Pires, participaram da Brasil em Código - II Conferência Internacional de Automação e Logística da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), realizada na última quinta- feira (14), em São Paulo.

A Conferência apresentou as tendências tecnológicas que padronizam os processos de logística e rastreabilidade na cadeia de abastecimento.

O presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, abriu a Conferência destacando a importância do Código de Barras no mundo. "Seis bilhões de vezes ao dia um código de barras do sistema GS1 é lido no mundo. Em 29 anos de experiência, já somamos 55 mil empresas associadas", disse.

Durante o evento, Wilson Cruz, técnico da GS1 e também membro convidado do Comitê Abras Inovação e Tecnologia, destacou a parceria da Abras no desenvolvimento do código de barras DataBar, que ajuda a controlar a data de validade dos produtos, além do número da empresa fornecedora e do lote, ou qualquer outro dado cadastrado pelo varejista. "Com o DataBar é mais fácil identificar quando o cliente passar pelo caixa com algum produto vencido, pois o sistema avisará na hora", ressaltou Cruz. "A previsão para implantação dessa tecnologia em todo o setor é até 2014, mas ainda é preciso realizar algumas adaptações", informou Cruz.

O britânico Mark Harrison, diretor do Auto-ID Lab da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi um dos palestrantes do evento. Ele apresentou as oportunidades e os benefícios da visibilidade aperfeiçoada por meio da ECP (Electronic Product Code - Código Eletrônico de Produtos) e da RFID (Radio Frequency Identification - tecnologia que utiliza a frequência de rádio para captura de dados), que ajudam a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade da empresa.

Já o capitão Robson Peixoto, da Força Aérea Brasileira (FAB), e Roberto Matsubayashi, gerente de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1, falaram de um case atual na área: a implantação da mesma tecnologia RFID no Centro de Distribuição de Fardamento da FAB, ocorrida em outubro de 2011, que reduziu custos e aumentou a eficiência do setor.

O vice-presidente-executivo do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlen, destacou a sustentabilidade e a rastreabilidade em sua palestra, além de analisar os impactos no varejo em função da crescente adoção de tecnologias pelos consumidores como os celulares (mobile) na melhoria da experiência de compra.

Mediada pelo economista Ricardo Amorim, a Conferência também contou com a participação de Flávia Villani, diretora de Customer Service da Unilever, e Luiz Lissoni, vice-presidente de Supply Chain da BR Foods.


Fonte: Portal Abras


Veja também

'Compra coletiva' busca novos meios de gerar receita

Passada a fase de euforia, sites de desconto estreitam os laços com o setor publicitário para se garantir ...

Veja mais
Varejo on-line amplia prazo de entrega ao consumidor

Após a série de desgastes públicos enfrentados por alguns sites de venda on-line no país, ac...

Veja mais
Loja on-line soma 20% do comércio varejista

Hoje os varejistas dedicados exclusivamente ao comércio pela Internet já detêm 20% do total das vend...

Veja mais
Empresa facilita e torna mais rápidas as vendas on-line

MundiPagg cria quatro plataformas tecnológicas para agilizar pagamentos de operações realizadas em ...

Veja mais
GS1 Brasil realiza II Conferência Internacional de Automação e Logística

Sob o tema "A linguagem universal da rentabilidade", evento reúne empresários de vários setores da ...

Veja mais
Venda de loja 100% on-line mais que dobra

Comércio on-line de redes tradicionais que operam com lojas físicas e na internet cresce em ritmo menor, a...

Veja mais
Maioria dos consumidores já fez compras pela internet

Os empresários que ainda não planejam expandir seus negócios para a internet devem começar a...

Veja mais
Comércio eletrônico, preço e loja 'real'

Nem as lojas físicas que costumam anunciar preço baixo todo dia conseguem competir com lojas virtuaisO nov...

Veja mais
Comparação de preços na internet gera ganho anual de R$ 5,9 bi, aponta Fipe

Os instrumentos de comparação de preços pela internet devem proporcionar economia de R$ 5,9 bilh&ot...

Veja mais