Hoje os varejistas dedicados exclusivamente ao comércio pela Internet já detêm 20% do total das vendas. Nos últimos dez anos o e-commerce no Brasil cresceu seis vezes e corresponde agora a 2% de total de vendas de todo o comércio varejista. As informações foram divulgadas em um estudo da Braspag: "Comparativo MultiCanal x Pureplayers".
Gastão Mattos, CEO da Braspag e responsável pelo trabalho, apontou que neste ano a quantidade de lojas pureplayer e a de lojas multicanal que entraram no mercado se equivaleram, o que apresentou uma mudança na comparação com o ano passado, quando havia predomínio do multicanal. "Contudo, existe uma tendência de maior relevância na abordagem pureplayers para novos entrantes", analisou Mattos. Ele também fez um balanço do segmento: "O mercado está mais maduro, e o número de consumidores on-line está crescendo, gerando forte migração para as compras pela Internet".
O estudo também fez um balanço sobre o perfil de quem ingressa no varejo on-line. Nos primeiros quatro meses de 2011 a Braspag agregou 39 lojas novas ao portfólio: 28 delas são multicanal, e 11, pureplayer. Em 2012, no mesmo período, das 59 lojas agregadas ao gateway Pagador 30 sãomulticanal, e 29, pureplayer.
Veículo: DCI