Loja especializada em calçados com numeração acima da média prevê crescimento de 40% em 2012.
Mais do que acessórios ou equipamentos de proteção, os sapatos são verdadeiros objetos de desejo e fazem parte do imaginário de homens e mulheres. Entretanto, calçados para pés bem maiores do que a média são difíceis de ser encontrados, algumas vezes caros e quase todos acusados de não serem, exatamente, bonitos.
Há 74 anos, a Casa Eurico, com sede em São Paulo, ajuda homens e mulheres a encontrarem o par de sapatos dos seus sonhos. Desde o início do ano, a empresa investe com mais objetividade no e-commerce. Criado em 2000 para servir como catálogo e fonte de informação para os clientes, o site se transformou em portal de vendas da Casa Eurico e da Eurico Max, em 2012. Segundo a diretora de marketing da empresa, Cláudia Rosenthal, no portal os consumidores poderão encontrar mais de mil modelos de calçados divididos em 18 categorias femininas e 12 masculinas, além de pontas de estoque e acessórios como meias, cintos, bolsas e produtos para conservação dos calçados. O portal também disponibiliza tags com outros tipos de classificações para facilitar a busca, produtos mais vendidos, promoções para datas especiais e novidades da semana.
"O e-commerce começou devido ao grande número de consultas que recebíamos de clientes de todo o Brasil. Eles pediam que enviássemos os sapatos pelo correio e logo vimos que o comércio via internet era uma forma de alcançar esses consumidores e expandir nossos negócios sem a necessidade de investir em novas lojas", explica a diretora.
A loja virtual representa, hoje, 20% do faturamento total da empresa (valores não divulgados), e suas vendas, já em agosto de 2012, atingiram 80% do total comercializado em 2011. A previsão de crescimento para 2012 é de 40%. "Experimentamos um resultado muito bom com as vendas on-line e acredito que ainda tenhamos muito espaço para crescer, por isso lançamos, em 2010, a Eurico Max com um conceito mais moderno e contemporâneo. Temos uma equipe de oito pessoas dedicadas ao site e oferecemos algumas vantagens como o frete livre em caso de troca", afirma Cláudia Rosenthal.
Mercado - Minas Gerais é responsável por 8% dos clientes cadastrados no portal, atrás apenas de São Paulo, responsável por 45%, e Rio de Janeiro, com 9%. "Recebemos mensagens de clientes, especialmente de mulheres, que nos agradecem por terem finalmente encontrado um calçado bonito e confortável como sonhavam. Sentimos que algumas empresas já atentaram para esse nicho de mercado e se preocupam em criar linhas de qualidade, que aliam conforto, qualidade e beleza. Já outras, simplesmente, ignoram esse segmento", avalia.
Entre as marcas comercializadas pela Casa Eurico estão a Corso Como, Tches, Debora Germani, Selo de Controle, Albanes, Democrata e Samello.
Apesar dos muitos pedidos, a empresa, por enquanto, não tem planos de abrir novas unidades ou franquear a marca. "Somos uma empresa familiar que está obtendo excelentes resultados com o comércio on-line. Acredito que a internet é uma via de crescimento segura e objetiva e que devemos continuar por esse caminho", completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG